Please enable JS

Blog

NFT, blockchain, metaverso: entenda termos e conceitos da nova economia

24 de novembro de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Um pequeno dicionário introdutório sobre a atual revolução tecnológica.

A internet atravessa uma nova era. Em outubro, Mark Zuckerberg anunciou que a nova marca institucional da empresa Facebook será Meta, nome que faz referência ao chamado metaverso. No mesmo mês, o Fundo Internacional Monetário indicou que criptoativos cresceram 10 vezes o seu tamanho apenas no último ano. Enquanto isso, memes são vendidos em forma de NFT por valores astronômicos.

Mas o que significam esses novos nomes e siglas, tão relacionados aos avanços de uma nova economia digital?

Criptomoeda

Assim como existem o dólar, o euro e o real, outras moedas começaram a surgir no mundo da internet. Seu principal ponto é que não são ligadas a nenhuma instituição, banco ou país. Elas funcionam de forma descentralizada e podem ser trocadas em qualquer lugar do mundo em que haja conexão de internet. Você consegue pagar desde uma pizza até universidades com esse tipo de moeda – contanto que a empresa aceite a troca.

Existe um infinito número de espécies de criptoativos, mas entre as principais estão o Bitcoin e Ethereum. Mas se elas dispensam um banco que passe o dinheiro de uma pessoa para outra, quem faz esse processo? A rede blockchain.

Blockchain

Esse é um sistema realizado de ponto-a-ponto. Ou seja, um blockchain é composto por vários blocks que contêm informações. Para que a informação seja completa, os blocks precisam ser ligados por uma corrente. Como a informação é descentralizada, a própria rede é o mediador. Para fazer com que blocks e correntes funcionem são necessários cálculos matemáticos que só podem ser desenvolvidos por computadores de ponta. Esses computadores realizam o que chamamos de mineração e são recompensados com criptomoedas ao realizar tal serviço.

Bitcoin

Esta foi a primeira criptomoeda feita. Uma pessoa sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto escreveu um artigo em que falava sobre um sistema em que o intermédio dos bancos não era necessário. A partir daí, foi criada a Bitcoin, o dinheiro que funcionava em forma de bit. Por volta da sua criação, em 2008, seu valor era próximo a zero. Doze anos depois, com a confiança dos internautas e uma supervalorização, o ativo cresceu e hoje 1 BTC equivale a cerca de R$ 300.000,00.

Ethereum

Além de uma moeda própria, ETH, a rede Ethereum ainda é mais completa que a Bitcoin. Ela é uma plataforma onde você pode fazer contratos inteligentes. Diferente da BTC, o código de blockchain dessa criptomoeda é aberto e você pode escrever uma sequência de dígitos que controla um valor digital. Ou seja, caso queira criar sua própria moeda, ou contrato, pode fazê-lo utilizando o blockchain da Ethereum.

NFT

Depois do surgimento de moedas digitais, apareceram também as obras de arte digitais. Non-Fungible Tokens, ou NFTs, são itens únicos e exclusivos, comercializados através de um blockchain. Por ser algo único e possivelmente colecionável, comprado e revendido, tem similaridade com as obras de arte tradicionais. Aqui são vendidos desde peças de arte digitais até memes e discografias de artistas.

Metaverso

É uma espécie de mundo virtual onde as pessoas poderão interagir e realizar atividades como trabalhar, jogar, fazer compras e se divertir através de avatares digitais. A criação desse ambiente se dará a partir de tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas, entre outros. Várias empresas já estão investindo nesse novo mundo, como Meta, Microsoft e Roblox.

Fonte: Administradores.com

Posts relacionados

Qual será o papel do RH dentro do metaverso?

6 de dezembro de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Consumer Trends 2022: Um olhar sobre as tendências de consumo, dos consumidores e de pessoas

Consumer Trends 2022: Um olhar sobre as tendências de consumo, dos consumidores e de pessoas

3 de dezembro de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Balança comercial tem déficit de US$ 1,307 bilhão em novembro

2 de dezembro de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

CNI: 82% das pequenas indústrias já inovaram pelo menos uma vez

30 de novembro de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Gestão de inovação: por que as empresas devem investir nela?

29 de novembro de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

5 dicas infalíveis para cumprir as resoluções de fim de ano

29 de novembro de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc