Please enable JS

Blog

O que é preciso fazer após ser vítima de hackers para proteger os dispositivos e contas?

O que é preciso fazer após ser vítima de hackers para proteger os dispositivos e contas?

28 de abril de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Quando uma empresa é atacada por invasores, é importante averiguar em detalhes o que aconteceu e o que pode ter sido obtido pelos hackers. Para a maioria das pessoas, esse tipo de perícia é inviável.

No fim das contas, é mais fácil reconfigurar tudo do que procurar por alterações ou tentar confirmar a presença de um invasor.

Se o acesso indevido foi pontual – atingiu apenas uma conta, por exemplo – você pode atuar apenas naquela conta. Se houve um acesso mais abrangente, especialmente em sua conta de e-mail e pagamentos, será preciso uma abordagem mais ampla.

Nesses casos, a melhor tática, infelizmente, é a de “terra arrasada”. Ou seja, considerar os dados foram obtidos e tomar as medidas possíveis para retirar a presença dos invasores. Isso inclui o seguinte:

Reinstalar o sistema operacional: o Windows deve ser totalmente reinstalado no computador, do zero. Backups de dados (como documentos e fotos) podem ser restaurados. Programas (jogos, aplicativos) devem ser baixados novamente, porque os antigos podem estar adulterados.

Reconfigurar a sua rede: faça um “reset” em seu roteador de internet doméstico, reconfigure seu Wi-Fi e a senha de administração. Se necessário, peça ajuda ao seu provedor.

Redefinir o celular para o padrão de fábrica/realizar limpeza de dados: isso ajuda a retirar softwares indesejados do celular.

Se o aparelho for muito antigo, pode ser necessário adquirir um aparelho novo, já que a manutenção do aparelho antigo, com a reinstalação total do sistema, pode sair mais caro que um aparelho novo.

Além disso, um aparelho Android muito antigo (mais de três anos) provavelmente terá falhas sem correção.

Redefinir senhas a partir de um sistema limpo: todas as senhas devem ser trocadas. A troca deve ser realizada a partir de um computador que teve seu sistema reinstalado ou do celular após a redefinição.

Utilizar um sistema comprometido para redefinir a senha vai permitir que o hacker capture a nova senha também.

Desvincular todos os dispositivos: quase todos os serviços digitais possuem uma lista de dispositivos autorizados. Eles devem ser desvinculados para que o hacker não mantenha acessos autorizados antes da troca de senhas.

Verificar os mecanismos de recuperação de senha: a maioria dos serviços digitais possui opções para recuperação de senhas, como e-mails, códigos únicos ou “resposta secretas”.

Estes também devem ser redefinidos. Às vezes, você pode ter um e-mail antigo na recuperação ou até um número de telefone cadastrado pelos invasores, o que vai permitir um novo acesso à sua conta.

Desvincular ‘aplicativos’ e acessos de terceiros: contas Google e Facebook permitem a vinculação de outros serviços, o que dá acesso pontual aos seus dados.

Isso pode incluir seus e-mails e calendário. Com isso, os invasores podem manter o acesso à sua conta mesmo sem a sua senha ou autenticação em duas etapas.

O Google e o Facebook têm ainda uma opção chamada de “senhas de app” ou “senhas de aplicativos” que permite acesso aos serviços sem a verificação em duas etapas. Hackers podem configurar essa senha e manter o acesso à sua conta.

Fonte: G1

Posts relacionados

Empresa diz que mais de 100 milhões de brasileiros tiveram dados de celulares expostos

Anunciantes compartilhando seus dados com… agências de inteligência

26 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Marco Civil da Internet: o que é e quais os impactos gerados em seus 10 anos

24 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA já supera os humanos em tarefas básicas, revela relatório

22 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Meta lança assistente de IA no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger

19 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Drive recebe modo escuro oficialmente na web; saiba como ativar

18 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

YouTube age contra apps de celular que cortam anúncios

17 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc