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O que é um gestor de tráfego pago?

11 de outubro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O gestor de tráfego pago é um profissional responsável por coordenar as campanhas digitais de uma marca. Seu trabalho consiste em análises de mercado e de público-alvo, para que assim ele possa segmentar anúncios aos potenciais clientes do negócio.

No marketing digital é imprescindível que os materiais produzidos sejam designados a um público realmente interessado no que seu negócio tem a oferecer. Caso contrário, isso pode acarretar em uma construção negativa da imagem da sua marca. Por esse mesmo motivo que o gestor de tráfego é tão importante para atrair leads qualificados.

O que um gestor de tráfego faz?

Como dito anteriormente, o gestor de tráfego é responsável pelo gerenciamento de campanhas de anúncios  no meio digital. Mas, qual a sua importância e como ele consegue fazer tudo isso? Conheça cada uma das atividades que compõem as atribuições deste profissional e como elas são essenciais para um aumento de vendas.

Cálculo do investimento necessário

Uma das atribuições e, primeiras atividades de um gestor de tráfego, é a de calcular o investimento necessário para dar início às campanhas. Não se trata do seu pagamento para prestação de serviços, mas, de quanto dinheiro deve ser aplicado para que as campanhas possam chegar ao público ideal. 

Para que isso seja possível ele deverá realizar uma análise do nicho de seu mercado, considerando a concorrência e sua presença digital, comportamentos, preferências e hábitos de consumo da sua persona (se você ainda não tiver uma, será necessário criá-la em conjunto, levando em consideração sua base de clientes). Todos esses estudos são feitos utilizando ferramentas de marketing digital, como:

  • Google Analytics: permite monitorar o número de visitantes de uma página e de onde eles vieram;
  • Google Tag Manager: permite a criação e automatização de tags para monitoramento de um site;
  • Google Data Studio: permite a criação de relatórios a partir de dados de outras ferramentas (como o Google Analytics, por exemplo). É utilizado para aferir os resultados obtidos e demonstrar a evolução das campanhas de maneira gráfica;
  • Google Search Console: permite realizar o monitoramento e mantenimento da presença de um domínio nos resultados de busca do Google;
  • Google Ads: permite o gerenciamento de campanhas de anúncios que aparecerão no Google;
  • Facebook Ads: permite o gerenciamento de campanhas de anúncios que aparecerão no Facebook;
  • Instagram Ads: permite o gerenciamento de campanhas de anúncios que aparecerão no Instagram;
  • Linkedin Ads: permite o gerenciamento de campanhas de anúncios que aparecerão no Linkedin.

O cálculo é feito periodicamente de acordo com os resultados que forem sendo obtidos com as campanhas e com a necessidade de ampliar o número de captação de leads também.

É importante ressaltar que não se trata de um preço tabelado, o investimento irá depender de uma série de fatores, como dito anteriormente.

Acompanhamento das taxas de conversão e aplicação de testes para otimização das mesmas

Um dos principais pontos que destacam a expertise de um gestor de tráfego pago é a visão analítica das taxas de conversão que foram obtidas. O objetivo de investir em anúncios é atrair leads qualificados para que eles sejam convertidos em clientes, ou seja, o gestor de tráfego deve buscar aumentar as vendas da marca que está anunciando.

No entanto, para que esse objetivo seja alcançado é necessário analisar quais os recursos mais eficientes para atrair os leads. Isso é possível a partir da realização de testes periódicos, que irão aferir alguns fatores como:

  • qual o tipo de imagem gera maior número de interações;
  • qual estilo de copy soa mais convincente;
  • quais argumentos geram maior impacto;
  • quais gatilhos mentais são mais atrativos ao público.

A gestão de tráfego consiste em uma série de experimentos, para que assim as campanhas possam ser otimizadas e consequentemente, gerar mais conversões.

Geração e apresentação de relatórios sobre o andamento das campanhas

É de responsabilidade do gestor de tráfego apresentar e explicar, de maneira periódica, quais foram os resultados obtidos nas campanhas e projeções para as próximas. O profissional deve estar preparado para tirar dúvidas dos seus clientes ou então gestores diretos, demonstrando domínio nas estratégias que está empregando.

Como o tráfego pago necessita de investimentos para gerar resultados, então, é preciso ter certeza que as ações estão sendo eficientes. Caso contrário, será um desperdício de investimento e de tempo.  Ter um monitoramento constante de desempenho dos anúncios, visitas e interações é primordial para tudo ocorrer conforme o planejado.  

Quando contratar um gestor de tráfego?

Se a sua empresa estiver buscando aumentar sua visibilidade na internet, é preciso enfatizar que somente contratar um gestor de tráfego pode não ser a grande solução. Como mencionado neste artigo, esse profissional irá gerenciar os anúncios, no entanto, não é de sua responsabilidade produzir os criativos e nem ao menos realizar otimizações nas páginas de captura.

A especialidade do gestor de tráfego é identificar, mensurar e monitorar o número de visitas para que então possa propor melhorias.  Questões como copy, arte e dev (na estrutura do seu site) devem ser delegadas aos profissionais especializados em cada uma dessas áreas.

“Mas, e se eu não tiver nenhum desses especialistas no meu time?” Se a sua perspectiva não for criar um departamento responsável pelas ações de marketing digital na sua empresa, então é melhor optar por terceirizar todas as funções. Principalmente se você não tiver nenhum colaborador apto a coordenar todas essas ações internamente.

Você deve cogitar contratar um gestor de tráfego quando já tiver um time preparado para auxiliar nas demandas. Pelo contrário, não haverá estrutura para realização das campanhas. Mas se este for o seu caso, veja algumas dicas no momento da escolha do gestor:

Como contratar um gestor de tráfego?

Para contratar um excelente gestor de tráfego é necessário ser bastante criterioso, afinal, ele será responsável pela atração de leads qualificados ao seu negócio, além de gerenciar campanhas com o nome da sua marca. É preciso ter confiança no profissional e uma relação de parceria, pois, será um trabalho em equipe em prol do sucesso da empresa.

Alguns pontos importantes que devem ser analisados na seleção do gestor de tráfego:

portfólio: verifique qual o background do gestor e quais resultados ele já conquistou para outros clientes;

nichos de experiência: não é um fator primordial, mas ter experiência no mesmo nicho que o seu negócio pode facilitar o início das campanhas. Pode ser um ponto de destaque entre os candidatos analisados;

comunicação: um gestor de tráfego precisa ter uma boa comunicação, afinal, ele deverá apresentar relatórios e projeções para as campanhas. É importante que nesses momentos ele saiba explicar quais as justificativas para cada ação e investimento.

Além desses pontos, vale dizer que ao contratar um gestor de tráfego pago, na maioria das vezes você não terá uma redundância em seu negócio, caso esse profissional não possa lhe atender por algum período de tempo, seja por motivo pessoal ou de saúde, por exemplo. Portanto, ao terceirizar sua geração de tráfego, é importante estar ciente disso e ter um plano alternativo para que a otimização das campanhas não fique comprometida.

Ao longo deste conteúdo, você já deve ter percebido que investir em anúncios na internet pode ser a maneira mais rápida e eficiente de potencializar as suas vendas e que fazer isso sozinho, pode ser algo bem complexo e demanda um bom tempo.

Aqui na Agência Mestre, você pode se concentrar no seu negócio, enquanto um time qualificado para atender pequenas, médias e grandes empresas cria ações e estratégias totalmente focadas em gerar resultados. Somos uma agência de performance que conta com profissionais de diversas áreas, para elaborar toda a estratégia que a sua empresa precisa para ter sucesso, desde a definição das personas, páginas de captura, artes dos criativos, até a criação e otimização dos anúncios.

Fonte:Agência Mestre

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