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O que esperar de Marketing 6.0, o novo livro de Philip Kotler

24 de janeiro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Em meados de dezembro, quando todos já se preparavam para as festas de fim de ano e fechavam seus balanços, Philip Kotler lançou o livro Marketing 6.0 – The Future Is Immersive (O futuro é imersivo). Tendo como co-autores Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, a obra apresenta 10 capítulos distribuídos em três partes principais. A temática principal gira em torno do rápido crescimento em torno da experiência imersiva: realidade estendida, aumentada e metaverso.

A introdução explica o Marketing 6.0 e apresenta algumas informações básicas sobre os lançamentos anteriores de Kotler – Marketing 3.0, Marketing 4.0 e Marketing 5.0. Dado o contexto, a leitura se desdobra sobre o Marketing de conteúdo centrado no cliente, nas estratégias apoiadas por IA e na ascensão do Marketing multicanal e omnicanal personalizado para a era digital.

É possível ver os conceitos dos 4 Ps atualizados para metamarketing usando as plataformas metaverso e XR. A obra também traz conselhos para o futuro sobre a Geração Z e Alfa, além de pontuar a importância da abordagem holística, uma vez que nem tudo é digital.

Leitura segmentada e complementar

É fato que a sociedade está mais digitalizada e o Marketing precisa acompanhar a evolução da tecnologia rapidamente. Com os consumidores mais amadurecidos, as marcas precisam mudar para perceber a população mais ativa e exigente em relação à evolução das marcas. Para isso, o livro se divide em três partes específicas:

1 – Estruturação e abordagem do metamarketing – essa primeira parte traz um contexto da indústria e varejo, faz um apanhado de argumentos para as empresas se preocuparem em estudar o Marketing imersivo e reforça a importância do planejamento.

2- Experiência imersiva – a segunda parte foca no que de fato é o Marketing 6.0 e como os consumidores vivem e viverão a imersão. Ela fala sobre a aplicação das tecnologias de realidade estendida e metaverso, que estão sendo utilizadas além do entretenimento.

3 – Marketing Multissensorial – a terceira parte explora o que de fato pede o metamarketing: uma explosão de sentidos que fará com que as pessoas estejam de fato imersas. Isso significa usar muito mais do que a visão e audição, mas todos os demais sentidos e de maneira inteligente, aproveitando da localização e sentimentos dos consumidores.

O livro ainda não tem data de lançamento no Brasil. Procurada pelo Mundo do Marketing, a Editora Sextante, responsável pelo lançamento e tradução dos últimos livros de Kotler, respondeu afirmando que não há previsão da obra estar disponível no país.

Fonte: Mundo do Marketing

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