Please enable JS

Blog

O que podemos esperar do Core Web Vitals em 2022?

O que podemos esperar do Core Web Vitals em 2022?

2 de março de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

As atualizações de experiência de página, pré-anunciadas em 2020, causaram muita agitação nos profissionais de marketing, mas até agora não tiveram o impacto esperado.

Em maio de 2020, o Google pré-anunciou seus novos critérios de classificação com base na experiência do usuário. As novas métricas incluem: velocidade, estabilidade visual e interatividade da página, chamadas de Core Web Vitals.

Apesar da movimentação causada pelo anúncio, as diretrizes ainda não foram colocadas totalmente em prática pelo Google, deixando os profissionais curiosos sobre o que poderá acontecer a seguir. O especialista Tom Capper, líder da equipe de Search Science na Moz, explica que as atualizações ainda estão em andamento e que devemos ficar atentos às mudanças que estão por vir.

O lançamento do Core Web Vitals

Um ano após o pré-lançamento, o Google começou a implementar o chamado “The Page Experience Ranking Factor”, uma atualização que combinava os 3 web vitals com outros fatores relevantes para a experiência do usuário, como HTTPS e mobile friendly.

De acordo com o especialista, o lançamento não foi exatamente o que a comunidade esperava. Sua teoria é que poucas páginas seriam beneficiadas com a atualização, caso o buscador tivesse lançado na data prevista originalmente.

Na época, poucos sites estavam de acordo com as diretrizes de experiência de página e, muito provavelmente, não teriam tempo para realizar melhorias no desempenho das páginas. Sendo assim, o lançamento de uma atualização que recompensasse uma pequena quantidade de domínios poderia causar danos ao algoritmo, tornando os resultados desproporcionais.

Durante esse período, o Google passou a obter mais dados sobre a experiência do usuário através do Chrome, dessa forma, foi possível expandir seus critérios de avaliação com base em dados reais e impulsionar mais páginas em seus resultados de pesquisa.

O que podemos esperar

Até o final de março, o Google começará a utilizar a experiência de página como parte do sistema de classificação para resultados de pesquisa desktop. A informação foi anunciada em novembro de 2021, no blog da Central de Pesquisa do Google:

“O lançamento dessa classificação será baseado nos mesmos indicadores de experiência na página que lançamos para dispositivos móveis este ano. Também planejamos ajudar os proprietários de sites a entender o desempenho das páginas para computador em relação à experiência na página com um relatório do Search Console que será lançado antes de o computador se tornar um indicador de classificação.”

Além disso, Tom acredita que o grande impacto do Core Web Vitals ainda está por vir. Ele faz referência a outras atualizações, como o Mobilegeddon, que foram muito aguardadas e, durante o lançamento, não tiveram o impacto esperado, mas hoje são critérios fundamentais no ranking.

Acredita-se que, agora, sites mais lentos sentiram uma penalização leve e, ao longo do tempo, essa desvantagem chegará a um ponto que essas páginas terão um péssimo desempenho.

Novas métricas

Inicialmente, o Google já tinha dito que anualmente faria atualizações nas métricas. No momento, as novidades esperadas são “suavidade” e “tempo de resposta”, que estão relacionadas às animações da página e a rapidez de resposta às interações na página, respectivamente.

Um erro comum é focar apenas em cumprir os requisitos do buscador e não pensar no usuário, por isso, a principal lição, de acordo com o especialista, é que os profissionais de marketing devem estar atentos à experiência de suas páginas de forma geral e não se concentrar apenas nos 3 web vitals.

Fonte: Agência Mestre

Posts relacionados

Como o plástico biodegradável pode melhorar a imagem das marcas

20 de maio de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

SEO: Vencer na internet

14 de maio de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Brand content: o que é e quais são as melhores práticas

13 de maio de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 dicas para engajar clientes, segundo especialista da Twilio

9 de maio de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Como landing pages eficientes podem aumentar conversões em negócios

3 de maio de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O plano de comunicação como ferramenta estratégica de negócios e crescimento

29 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc