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O seu negócio está preparado para atender 6 gerações e padrões de consumo diferentes?

O seu negócio está preparado para atender 6 gerações e padrões de consumo diferentes?

7 de julho de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Baby boomer, Millenial, Gen Z: você sabe como cada uma se comporta?

Você conhece as 6 gerações de consumidores do mercado atual? Seu negócio está preparado para atender cada uma delas?

Conheça as gerações consumidoras:

Builder

Nascidos entre os anos de 1930 e 1945.

São práticos, dedicados, possuem alta lealdade às religiões e aversão aos riscos.

Costumam seguir e exigir hierarquias rígidas. Para eles, respeitar as regras não é um problema.

São altruístas: costumam ajudar ao próximo, especialmente os parentes próximos. Os Builders que moram (ou moravam) na capital, aceitavam em suas casas familiares que vinham do interior para estudar, sem cobrar nada por isso.

A maior influência tecnológica deles é a eletricidade e o rádio.

Baby Boomer

Nascidos após o fim da Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1946 e 1965. Após essa guerra houve um boom demográfico, o que dá origem ao nome.

São filhos dos Builders, sendo educados com rigidez.

As características principais dos Boomers são: valorizam a lealdade, são firmes nas decisões, não se influenciam facilmente, se sacrificam por um objetivo, buscam um padrão de vida estável e focam em obter patrimônio.

Para eles, as experiências passadas servem de exemplo para o futuro. No trabalho, costumam passar muito tempo na mesma empresa e acreditam que o tempo de experiência é mais importante do que a criatividade e inovação.

Geração X

Nascidos entre 1966 e 1980. São filhos de Baby Boomers.

Devido aos acontecimentos políticos e sociais, há uma ruptura com as gerações anteriores. Essa geração busca a liberdade e os seus direitos.

Um ponto marcante da Geração X é a inserção das mulheres no mercado de trabalho.

As características dessa geração são: equilibram a vida pessoal e profissional, valorizam o sexo oposto e buscam a individualidade sem perda da convivência grupal. Buscam a ascensão de cargos e, assim como os Boomers, permanecem por muito tempo na mesma empresa.

Adaptam-se mais facilmente às tecnologias e, aos poucos, inseriram na sua rotina: computador, celular, internet e e-mail.

Geração Y (Millenials

Nascidos entre os anos de 1981 e 1995.

São pessoas que cresceram com a modernidade: são inquietos, flexíveis, possuem valores morais muito fortes (e lutam por eles), lidam com autoridade de maneira informal e realizam tarefas múltiplas. As pessoas dessa geração se ligam a outras por interesses em comum.

Possuem uma profunda consciência social: preocupam-se com o meio ambiente e com os direitos humanos.

Nasceram com a internet, por isso são adeptos à tecnologia e são mais individualistas.

No trabalho, não se sujeitam a atividades sem sentido a longo prazo, são focados na carreira, buscam satisfação nas tarefas e possuem menos apego à empresa em que trabalham. No entanto, o salário ainda é o principal fator na escolha do emprego

Geração Z (Nativos digitais)

Nascidos na tecnologia, entre os anos de 1996 e 2010, desconhecem o mundo sem computadores. É considerado um “Y” mais acentuado.

São filhos de X e Y. Com o aumento da criminalidade, os filhos não saíam para brincar na rua, ficando mais em casa com TV e computador.

Suas as principais características são: imediatistas, realizam tarefas múltiplas, utilizam multicanais e assumem multifunções, tendem ao egocentrismo e apresentam problemas de interação social.

Em relação a emprego, não querem desempenhar para sempre a mesma função, nem trabalhar para sempre na mesma empresa. O objetivo da Geração Z é ter menos dívidas e mais tempo para aprender, crescer e viver. Sem apegos a posses (casa própria, carro etc.).

Geração Alfa

Nascidos a partir de 2011.

Para eles, a internet é algo tão natural quanto a luz elétrica, são mais originais e vivem da diversidade. Além de serem espertos, ligados e curiosos.

São os primeiros a presenciar um sistema escolar humanístico que valoriza as diferenças. Estão prontos para desenvolver habilidades que são só deles e de mais ninguém.

Por saberem lidar com tecnologia desde criança, o maior desafio dessa geração é saber lidar com o excesso de informações.

Em relação ao trabalho, acredita-se que 80% dos cargos que a geração Alfa vai ocupar, ainda não foram criados.

Fonte: Administradores.com

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