Please enable JS

Blog

O tempo está passando mais rápido? Está na hora de fazer esta reflexão

5 de novembro de 2021 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Se você sente que seus dias estão passando mais rápido, esta coluna da Sofia Esteves vai te ajudar a repensar seu tempo.

Se você já se fez essa pergunta, se teve essa conversa com os amigos ou ficou matutando sobre isso depois de um dia de trabalho em que sentiu que produziu muito, mas não tudo aquilo que tinha se proposto a fazer, eu tenho uma resposta simples e rápida para dar: não, o tempo não está passando mais rápido e o dia continua tendo as suas 24 horas.

Muitas vezes, essa sensação do dia estar mais curto vem de uma ilusão do tempo. Achamos que sempre dá para encaixar mais uma coisa na agenda, assumimos diversos compromissos e acreditamos que essa conversa de estresse, burnout e adoecimento mental serve para os outros, mas não para nós que temos tudo sob controle.

Só que chega o final da semana e estamos como? Cansados e frustrados porque, por mais que tentamos “criar braços” para equilibrar todos os pratos, o dia tem 24 horas para todo mundo e, no fim das contas, o corpo nos cobra pelos maus tratos.

Não estou dizendo que essa sensação de corrida contra o tempo não seja real. Inclusive, muitas pesquisas têm mostrado justamente essa busca pelos segundos, minutos e horas que nunca mais voltam. Dados da Gallup US Daily Poll mostram que, em 2011, 70% dos trabalhadores americanos relataram que “nunca tinham tempo suficiente” e, em 2018, esse número aumentou para 80%.

Outro exemplo é um artigo publicado na The Journal of Positive Psychology que concluiu que, apesar do dinheiro dar acesso a experiências que geram sensação de felicidade (férias, educação, saúde), a abundância de tempo também contribui muito para o bem-estar.

Então, sim, a angústia relacionada à passagem do tempo é real! A questão, no entanto, é o que fazemos com isso? O que podemos fazer quando percebemos que estamos perdendo essa “corrida”?

Talvez, o primeiro passo seja entender que o tempo, veja bem, não é nosso inimigo. Ele não está contra nós, não é um complô!

Fonte: Exame

Posts relacionados

abc