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Os 7 Princípios de Gestão da Qualidade: você sabe para que servem?

8 de fevereiro de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Neste artigo, vou falar sobre os 7 Princípios de Gestão da Qualidade, o que são, para que servem e os benefícios que podem trazer para a sua empresa. Boa leitura!

Vamos a norma

Conforme a ISO 9001:2015 traz no item 0.1 Generalidades

“A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica para uma organização que pode ajudar a melhorar seu desempenho global e a prover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.”

Mas para que os benefícios do SGQ se concretizem, antes de sair estabelecendo requisitos, é necessário entender os 7 princípios da qualidade.

Benefícios da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

Baseado na Norma ISO 9001:2015 os benefícios potenciais para uma organização implementam um SGQ são:

  1. a capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;
  • facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente;
  • abordar riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos;
  • a capacidade de demonstrar conformidade com requisitos especificados de sistemas de gestão da qualidade.

O Que é um princípio?

O Dicionário Priberam  traz algumas definições para “Princípio”:

“prin·cí·pi·o (latim principium, -ii)

  • O primeiro impulso dado a uma coisa.≠ FIM, TERMO
  • Ato de principiar uma coisa.= COMEÇO, INÍCIO, PRINCÍPIO ≠ FIM, TERMO
  • Causa primária.= BASE, FUNDAMENTO, ORIGEM
  • Frase que exprime uma conduta ou um tipo de comportamento.”

Dado as definições e ao contexto podemos concluir que princípio, que estamos falando aqui, é um conjunto de padrões de conduta a serem seguidos por uma pessoa ou instituição.

O que é qualidade?

De acordo com a Norma ISO 9001:2015 item 2.2.1 Qualidade

“Uma organização focada em qualidade promove uma cultura que resulta em comportamentos, atitudes, atividades e processos que agregam valor através da satisfação das necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas pertinentes.”

E a norma traz, ainda, que a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por uma organização é medida pela sua capacidade de satisfazer os clientes. E mais, pelo impacto causado as partes interessadas. Lembrando que esses impactos podem ser bons ou ruins.

Para mim, a frase de Henrry Ford define exatamente o que é qualidade:

“Qualidade significa fazer o certo quando ninguém está olhando.”

Isso é consciência de qualidade, usar os conhecimentos para se garantir as melhores práticas mesmo quando não tem ninguém olhando.

E como Deming deixa claro: “não dependa de inspeções para garantir a qualidade”

O que são os princípios da qualidade

A qualidade deixou de ser caracterizada como produto e serviço bom ou ruim a muito tempo. Hoje para gerar Qualidade a entrega deve atender uma série de dimensões.

A ISSO 9001:2015 traz os 7 princípios da qualidade, ou seja, princípios de gestão que tem como objetivo orientar as organizações, independentemente de seu segmento ou porte, para um melhor desempenho no gerenciamento da qualidade.

Enfim, eles devem ser incorporados a todos os setores de uma empresa que deseja crescer e gerar resultados consistentes. Pois, trata-se de princípios de gestão que norteiam o sentido de cada empresa.

Quais são os princípios da qualidade

Ao todo são 7 princípios da qualidade contemplados na nova versão da ISO 9001:2015, eles foram baseados nos próprios princípios da qualidade da ISO 9000. São eles:

1º Foco no Cliente –a gestão da qualidade tem como objetivo atender às necessidades dos clientes e, ainda, empenhar-se em exceder essas expectativas.

2ª Liderança – é papel do líder estabelecer o propósito da empresa, direcionar e criar condições para que os colaboradores estejam engajados para alcançar os objetivos da organização.

3º Envolvimento das Pessoas –Para aumentar a capacidade da organização é imprescindível colaboradores competentes e engajados em todos os níveis da organização.

4ª Abordagem de Processos –Para alcançar resultados consistentes e eficazes as atividades devem ser compreendidas e gerenciadas como processos inter-relacionados.

5º Melhoria Contínua – “As organizações de sucesso têm um foco contínuo na melhoria” se você trabalha com pessoas, maquinários tecnologia sempre haverá possibilidade de implantar melhorias.

6ª Decisão baseada em evidências – Decisões com base na análise e avaliação de dados e informações são mais assertivas.

7ª Gestão de relacionamentos – Diz respeito ao relacionamento da empresa com todas as partes interessadas.

Para que servem os princípios?

Todas as empresas devem buscar métodos e ferramentas para otimizar seus processos buscando sempre aplicar qualidade para minimizar erros, aumentar seus lucros e encantar clientes.

Quando você consegue enraizar os princípios da qualidade na cultura da sua organização, verá que não haverá mais limites para o crescimento dela.

Alguns dos principais benefícios de aplicar os princípios da qualidade na sua gestão é:

  • aumento da repetição dos negócios;
  • melhoria na comunicação entre níveis e funções da organização;
  • maior envolvimento das pessoas em atividades de melhoria;
  • promover a colaboração em toda a organização;
  • resultados consistentes e previsíveis por meio de um sistema de processos alinhados;
  • melhoria da capacidade de antecipar e reagir aos riscos e oportunidades internas e externas

Fonte: Blog da Qualidade

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