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Pesquisa de satisfação: saiba quais são os benefícios e a melhor forma de elaborar o questionário para a sua empresa

18 de maio de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Para saber se as estratégias adotadas pelo seu negócio estão no rumo correto, é necessário que o principal interessado no produto que você oferece esteja satisfeito. Aí vem a dúvida: mas como saber se estou atendendo as expectativas do público-alvo ou não? Para responder essas e outras perguntas é que entra em cena a importância da pesquisa de satisfação. Além de atestar se a modelagem do seu negócio está funcionando, ela melhora o relacionamento entre empresa e cliente, proporcionando uma excelente experiência para ambas as partes. É de extrema importância saber o que o cliente pensa e diz sobre a sua marca e as soluções que você coloca à disposição, pois só assim conseguirá implementar um plano de melhoria continua tanto dos processos institucionais, quanto dos produtos. Alguns dos benefícios:

  • Identificar o padrão de consumo dos seus clientes – Aqui é possível colocar em prática a simples premissa da demanda e oferta. Você precisa saber o que o seu cliente consome, e como consome para ofertar soluções.
  • Avaliar o atendimento oferecido- O atendimento que empresas oferecem aos clientes diz muito sobre os critérios fundamentais de relações profissionais. E eles são determinantes para que um cliente permaneça na parceria.
  • Conhecer a concorrência- A atuação mercadológica com relação a concorrência é um dos pontos chave que todos os empreendedores devem se ater muito, sobretudo, com relação ao que já é oferecido. É preciso ofertar um diferencial de acordo com o nicho. Isso inclui qualidade, preço, facilidades, benefícios, dentre outros.

Agora que você já sabe para que serve uma pesquisa satisfação, que tal aprender a planejar uma? Confira a seguir.

Estabeleça um objetivo

Para não perder o foco, defina qual o principal resultado que você deseja atingir com essa pesquisa. Tendo esse primeiro tempo resolvido, você evitará receber opiniões que não irão agregar no estudo.

Limitação do público ou recorte

Se você tem uma empresa com muitos clientes, provavelmente não conseguira ouvir todos assertiva e efetiva. Por isso, escolha quem você pensa que pode contribuir com o sentido da sua análise.

Escolha da plataforma onde será feita a pesquisa

Primeiro, é necessário escolher qual recurso irá adotar para gerar a pesquisa. Hoje, o próprio Google oferece um mecanismo bem intuitivo para a geração de um questionário, onde você poderá gerar uma pesquisa qualitativa, quantitativa ou híbrida. Feito isso, você precisará escolher em qual canal de comunicação será enviado esse questionário, pode ser por email, telefone, chats, Whatsapp, dentre outros.

Fazer um questionário

Quando for se preparar para estruturar as principais dúvidas quanto a pesquisa de clima, pense em construí-las da forma mais clara e objetiva possível. Assim, você evitará respostas equivocadas. Ou seja, busque facilitar o entendimento do respondente quanto a interpretação.

Análise de resultados

Depois de coletar as perguntas, você precisará analisar os resultados. Esse momento é cercado de expectativas, pois você conhecerá o que a sua empresa tem agregado de importante à vida dos seus clientes. Existem softwares que fazem o processo de análise de maneira automatizada. No caso das perguntas de caráter quantitativo os gráficos podem ajudar e muito na interpretação.

Gostou das dicas? Então, não perca tempo e aplique logo um questionário para obter insights poderosos para a sua empresa. Você pode receber conteúdos como esses através do nosso Kmail, a newsletter da Krypton BPO. Siga também as nossas redes sociais e tenha acesso à conteúdos exclusivos preparados exclusivamente para você.

Até o próximo post 😉

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