Please enable JS

Blog

Pivotar ou não: a importância de saber quando mudar os rumos do seu negócio

30 de agosto de 2023 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Desenvolver uma boa ideia de negócio é importante, mas reconhecer quando ela não funciona e ser capaz de mudar de direção pode ser ainda mais. Com um olhar holístico sobre o universo corporativo, startups e empresas da nova geração popularizaram o termo pivotar, justamente, por estarem abertas a mudar de direção sempre que preciso.

Pivotar é mudar o rumo mantendo a base que já existia, e um exemplo famoso disso é o YouTube, lançado em 2005 como uma plataforma de relacionamento. Depois de alguns dias sem nenhuma postagem, os fundadores decidiram pivotar: deixaram a ideia inicial de lado e abriram a rede para qualquer tipo de vídeo. Cerca de um ano depois, a empresa foi vendida para o Google por US$ 1,6 bilhão e hoje fatura US$ 15 bilhões por ano.

Nos últimos anos, várias empresas optaram por pivotar. A Netflix é outro case. O grupo deixou de ser um serviço de aluguel de DVDs pela internet para se tornar uma plataforma de streaming de vídeos e terminou 2022 com 230,8 milhões de assinaturas. Também registrou receita total de US$ 31,61 bilhões no ano passado.

A hora certa de tomar essa decisão e pivotar um projeto depende muito do perfil, momento e objetivo de cada companhia. Mas, de forma geral, isso acontece quando a estratégia em vigor não atinge a proposta do negócio ou quando surge uma nova oportunidade. Por isso, antes de qualquer reflexão sobre o tema, é essencial ter em mente o valor de sua equipe.

Investir em pessoas é mais efetivo do que apostar todas as fichas em uma solução, por mais potencial que ela tenha. Afinal, em um mundo globalizado, onde a informação está a um clique das pessoas, tudo pode mudar de configuração rapidamente, e quando seu time é forte e engajado no conceito da marca, a força operacional e criativa vai acompanhar a empresa seja qual for o projeto.

Além da equipe sólida, o que esses casos têm em comum é a vontade de transformar o mercado e não o apego à sua solução. Se os desenvolvedores estivessem presos em suas aplicações práticas, poderiam deixar passar a oportunidade de uma mudança de rota. Por outro lado, quando o gestor tem visão sistêmica, está conectado com as demandas de seu público e pronto para se ressignificar, acerta mesmo quando começa errando.

Fonte: Administradores

Posts relacionados

abc