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Planejamento estratégico exige disciplina na execução; siga estas dicas

20 de junho de 2023 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Fazer com que uma empresa cresça ou seja autossustentável é um dos mais importantes desafios no campo dos negócios. Quanto mais sólida for, independentemente de ser grande ou pequena, mais apta ela estará a enfrentar adversidades e manter sua rentabilidade. Contudo, não há fórmulas prontas que garantam aos empresários o sucesso em suas operações.

Para Uranio Bonoldi, especialista em negócios, carreira e tomada de decisão, cada empreendedor precisa avaliar, dentro de sua própria realidade, os objetivos que desejam alcançar e os melhores caminhos a serem traçados, mantendo disciplina para a execução de seu plano estratégico.

“Não importa se você tem uma multinacional, um pequeno café ou faz bolos na cozinha de casa para vender. O importante é ter visão do que chamamos da ‘situação desejada’, ou seja, que você saiba onde quer chegar com seu negócio. Se sua intenção é apenas mantê-lo como está e garantir renda sem um grande crescimento, isso vai demandar um tipo de estratégia. Se deseja expandir e conquistar novos mercados, serão necessárias outras estratégias. Tudo é válido”, pontua Bonoldi, autor de Decisões de alto impacto: como decidir com mais consciência e segurança na carreira e nos negócios.

Segundo o escritor, depois de definir onde se quer chegar, é preciso reconhecer de onde se está saindo, ter uma noção clara da sua situação no presente: “Olhe para o seu negócio e observe a sua realidade. Veja quais são seus pontos fortes e pontos fracos, note como está a sua posição no mercado e quais vantagens e desvantagens você tem enfrentado”.

O que pode auxiliar nesse processo é o uso da matriz SWOT, método que analisa cenários a partir de quatro fatores: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. “Com isso você vai saber onde estão as lacunas que podem impedir o alcance dos seus objetivos”, destaca o especialista.

A partir de então, para se ter um bom planejamento estratégico, organize metas numa linha do tempo para que se possa, dentro de determinados períodos estabelecidos, avaliar o cumprimento ou não delas e ajustar o plano. “É como subir um lance de escadas – não se sobem dez degraus de uma vez, mas um a um, num ritmo que esteja de acordo com suas condições. Isso vai garantir progresso contínuo, com menores riscos de regredir no processo”, ressalta Bonoldi.

O escritor cita como exemplo um empresário que deseja exportar seus produtos: “O que ele vai precisar para conquistar o mercado externo? O que esses mercados exigem? Vai contar com apoio de algum escritório para as exportações? Vai ter um representante no outro país? Todas essas lacunas precisarão ser preenchidas, e, conforme essas etapas forem resolvidas, mais próximo ele estará de seus objetivos”.

O planejamento estratégico, para Bonoldi, é relativamente fácil de ser desenvolvido, “mas é necessário ter força de vontade para colocar tudo no papel e disciplina para acompanhar esse planejamento com regularidade”. Mantendo um ritmo constante de reavaliações e análises, observando se será necessário mudar os planos ou simplesmente manter o que estava estabelecido, é possível maior sucesso na empreitada.

“O planejamento não é um documento fixo, ele vai sendo remodelado conforme os objetivos vão sendo alcançados, o mercado mude e até mesmo caso algo dê errado. Redefinir metas pode ser necessário. O empenho para a execução desse planejamento também é imprescindível. Quanto mais consistente for o esforço, com práticas periódicas que auxiliem no alcance das metas, melhor”, finaliza.

Fonte: Administradores

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