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Por que ter uma visão estratégica de Marketing é essencial para o sucesso do seu negócio

5 de março de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Desenvolva estratégias de marketing eficazes para o seu negócio

Apesar de ser essencial para o sucesso de qualquer negócio, a área de Marketing ainda enfrenta grandes dificuldades para ganhar a expressividade necessária nas empresas brasileiras. Isso se deve, em grande parte, ao desconhecimento de gestores e diretores em relação ao papel estratégico do Marketing que deve perpassar todos os setores de uma empresa.

Conforme um levantamento realizado pela Web Estratégia com 1.024 companhias brasileiras, mais da metade das empresas tem dificuldade de desenvolver estratégias de marketing adequadas. Essa realidade é perceptível especialmente em áreas mais específicas, como o Marketing Digital, e tem impacto direto sobre os resultados do negócio.

De acordo com a professora Carla Ramos, PhD em Management pela University of Bath (Reino Unido) na área de Marketing e professora associada de Marketing do Insper, ainda é comum entre diretores e gestores – e mesmo entre profissionais de Marketing – a ideia de que essa área está voltada apenas para a comunicação da empresa.

“Muitos profissionais experientes ainda nutrem a ideia de que o Marketing se resume a Comunicação, RP ou vendas. Essa é uma abordagem já superada, mais operacional ou tática, na qual falta uma visão estratégica”, explica a especialista. “Assumir uma visão estratégica de Marketing é entender que o Marketing deve ser transversal a tudo o que é feito na empresa, que deve estar presente em todas as etapas do negócio”, acrescenta.

Essa carência na adoção de estratégias de marketing eficientes e pragmáticas é perceptível ao mesmo tempo em que o Marketing ganha cada vez mais relevância no mercado: segundo a pesquisa 2022 Marketing Investment Forecast, espera-se que os valores investidos em Marketing por empresas de todo o mundo cresçam pelo menos 30% até 2025.

Dessa maneira, fatores como a comunicação com o público, o posicionamento, a transparência e a reputação da marca nunca foram tão primordiais para a definição de bons resultados.

É extremamente importante, assim, que líderes, gestores e diretores tenham uma boa noção conceitual e técnica sobre o Marketing e entendam a sua importância enquanto elemento fundamental para o sucesso de uma empresa.

Educação Executiva do Insper oferece curso de Marketing Estratégico para executivos que querem aprofundar seus conhecimentos na área

Compreendendo essa necessidade cada vez maior de profissionais com visão estratégica de Marketing, a Educação Executiva do Insper oferece o curso Marketing Estratégico.

Com início das aulas no dia 4 de março e carga horária de 36 horas, o programa fornece aos alunos ferramentas para compreender a relevância do Marketing no plano estratégico da empresa, de modo a alavancar resultados e desenvolver com sucesso a marca junto ao seu público-alvo.

“O curso é voltado para executivos e outros profissionais, da área de Marketing ou não, que querem adquirir ou aperfeiçoar essa visão de Marketing Estratégico. Desde a primeira aula trabalhamos como o planejamento estratégico de Marketing se integra ao planejamento estratégico da empresa como um todo”, explica a professora Carla Ramos, coordenadora do curso.

O programa apresenta uma série de diferenciais e vantagens: os alunos terão a oportunidade de aprender os principais conceitos e teorias do Marketing enquanto disciplina estratégica, ao mesmo tempo em que desenvolvem os conhecimentos na prática, por meio de um projeto aplicado acompanhado pelos docentes.

“Trata-se de uma imersão teórica e prática de uma semana com professores de perfil muito diversificado, com pesquisadores tanto com enfoque acadêmico quanto com experiência de mercado em marcas como Tecnisa e Coca-Cola”, destaca Carla Ramos. “Além da teoria, os alunos também recebem o desafio de desenvolver o planejamento estratégico de Marketing para o lançamento de um novo produto ou serviço, aplicando tudo o que foi visto no curso”, acrescenta.

Além disso, o conteúdo didático utilizado no programa é baseado em materiais da Universidade de Harvard (EUA), incluindo textos sobre cada um dos temas e uma simulação de Marketing, e está atualizado de acordo com as tendências mais atuais do mercado global.

Fonte: Administradores

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