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Qual a importância do marketing empresarial?

Qual a importância do marketing empresarial?

2 de junho de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O marketing empresarial é imprescindível para o sucesso de qualquer tipo de empresa em qualquer tipo de nicho no mercado.

Ao executar todos os métodos corretamente, a sua empresa será muito mais vista, seus produtos serão mais consumidos pelos seus clientes e desejados por seus leads.

Além disso, sua empresa estará sempre atualizada, o que possibilitará que você acompanhe as atuais tendências do mercado.

Esse processo também ajuda a entender a sua concorrência, fideliza os seus clientes, aumenta as suas vendas e o seu lucro.

Quais são os objetivos do marketing empresarial?

Os objetivos do marketing empresarial podem ser gerais ou específicos.

Depende muito daquilo que a sua empresa deseja alcançar, seja no curto, no médio ou no longo prazo.

De forma geral, eles são definidos dentro de um plano de marketing, alinhado às estratégias que envolvem toda a organização.

Um bom parâmetro para definir os objetivos do marketing é o método de Metas SMART, sigla que quer dizer Específico, Mensurável, Atingível, Realista e Tangível.

Ou seja, seu ponto de partida é definir metas e objetivos que tenham essas características.

Para ajudar você a entender melhor qual deve ser o rumo no seu marketing empresarial, destaco alguns exemplos a seguir:

1. Aumento das vendas

Vender mais é um dos principais objetivos de toda empresa que visa lucro.

Sabemos que os produtos não se vendem sozinhos, logo, é preciso uma estratégia de marketing capaz de impulsionar vendas e atrair clientes.

Dentro desse objetivo, é possível criar metas específicas, como aumentar em 10% o faturamento nos próximos 12 meses ou conquistar cinco novos clientes por mês em determinado período.

Para alcançar o objetivo de vender mais, leve em conta os fundamentos básicos do marketing, como bem ensinou o mestre Philip Kotler.

Ou seja: é preciso ter preço, praça, público e promoção – os 4 Ps do marketing.

O produto/serviço deve ser competitivo no mercado, ser distribuído em ambientes propícios e promovido adequadamente ao público-alvo.

2. Fidelização de clientes

Vender mais para os mesmos clientes talvez seja um dos objetivos mais almejados pela maioria das empresas.

Afinal, é mais fácil e barato fazer negócios com quem já conhece o seu produto e tem bom relacionamento com você do que conquistar novos clientes.

Kotler, que citei antes, ensinou que o custo é cinco vezes menor para manter do que prospectar cada consumidor.

Se você conseguir fidelizar seu cliente com sólidas estratégias de marketing, terá a lealdade dele e conseguirá aumentar a lucratividade do seu negócio.

Entre as estratégias de fidelização de clientes, estão o marketing de conteúdo e o marketing de relacionamento.

3. Fortalecimento da marca

Para se destacar no mercado, é fundamental que a empresa desenvolva o fortalecimento da marca.

O conjunto de estratégias que visa alcançar esse objetivo tem um nome: branding.

Quando bem elaboradas, estratégias de branding conseguem fixar a marca na lembrança do consumidor.

Claro que não se trata de um objetivo a ser alcançado no curto prazo. É preciso um trabalho permanente, focando horizontes mais longos.

A consolidação da marca cria identificação com o público e, consequentemente, o desejo do consumidor por aquele produto ou serviço.

4. Construção de bons relacionamentos

Estabelecer bons relacionamentos com clientes e potenciais clientes também é um objetivo de médio/longo prazo que traz resultados.

Você pode atingir esse objetivo usando estratégias de marketing de relacionamento e de conteúdo.

Interagir com seu público nas redes sociais é uma das maneiras de criar laços que resultam em bons frutos.

É possível esclarecer dúvidas sobre um produto ou serviço ou dar feedback a comentários de quem já é cliente.

A produção de conteúdo gratuito e relevante é outra estratégia que cria relacionamentos duradouros.

O conteúdo de qualidade, que agrega valor ao leitor, é útil principalmente na primeira etapa do funil de vendas. Mas não para por aí.

Quando bem alinhadas, as ações direcionadas ao relacionamento impulsionam a decisão de compra do público, transformando leads em clientes fiéis.

5. Engajamento da equipe

Além das estratégias de marketing empresarial voltadas ao público externo, há também o marketing interno, ou endomarketing.

Quando pensamos nos resultados da empresa como um todo, o marketing voltado aos colaboradores é essencial.

Afinal, se você pretende aumentar a produtividade da sua empresa, vai precisar de uma equipe engajada, que trabalhe em sintonia e vista a camisa.

Colaboradores alinhados aos objetivos, metas e valores da organização produzem mais e melhor.

Como conseguir isso?

Dentre outras ações, você pode adotar estratégias de valorização da equipe, como eventos internos e premiações por desempenho.

Fonte: Neil Patel

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