Please enable JS

Blog

Reels pode ajudar marcas de e-commerce a vender mais!

25 de novembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Ferramenta de vídeos curtos do Instagram é usada por marcas e empresas para atrair novos clientes e aumentar o número de vendas pela internet.

A produção de vídeos curtos nas redes sociais vira uma tendência entre os usuários. Além de serem usados pelo público para compartilhar recordações de viagens, ideias de looks, memes e curiosidades, os conteúdos audiovisuais também estão auxiliando marcas na divulgação de diferentes produtos e serviços.

Uma das plataformas que aderiram a essa tendência foi o Instagram que, segundo dados divulgados em uma pesquisa da Opinion Box, é usado pelo menos uma vez por dia por 84% dos brasileiros. O Reels, ferramenta disponibilizada pela rede social em 2020, permite que os usuários publiquem vídeos de até 30 segundos, oferecendo gravações de pequenos takes de conteúdos dinâmicos e criativos.

Muitos empreendedores têm apostado na plataforma como um canal de divulgação e interação com os clientes.

No entanto, além de saber o melhor horário para postar Reels e o seu funcionamento, é preciso entender como a ferramenta pode ser usada para que, de fato, atraia novos clientes e aumente a renda da empresa.

Como utilizar o Reels para e-commerce

Ainda segundo a Opinion Box, o Instagram é uma rede social com potencial para empresas e serviços. A pesquisa mostrou que 52% dos entrevistados já usaram a rede social para descobrir e comprar produtos e 82% utilizam o aplicativo para acompanhar o conteúdo de alguma marca ou empresa. Sendo assim, estar presente na rede social pode resultar em mais visibilidade por conseguinte no aumento do número de clientes.

O Reels, é uma ferramenta dentro do Instagram desenvolvida para chamar a atenção do público. Ao publicar um vídeo, os empreendedores podem linkar o conteúdo diretamente com o produto ou o serviço prestado.

Dessa forma, os seguidores conseguem conferir o material e acessar a loja virtual para realizar a aquisição ou, se preferir, salvar para fazer a compra em outro momento.

Geralmente, o Reels pode ser utilizado para promover coleções, lançamentos de produtos ou serviços, mostrar os bastidores da marca, interagir com os clientes e também para esclarecer dúvidas.

Apresente produtos ou serviços

A primeira forma de utilizar a plataforma como canal de comunicação com os clientes é como meio de divulgação. Dependendo do serviço ou do produto, o vídeo pode mostrar informações, benefícios e também exibir o item sendo usado na prática.

No caso de uma marca de cosméticos, por exemplo, o conteúdo pode revelar um “antes e depois”. Já para uma loja de calçados, as peças podem aparecer sendo usadas no dia a dia. Esse tipo de vídeo costuma ser bem-aceite pelo público e pode despertar desejo pelo produto.

Além disso, a ferramenta também pode ser utilizada para realizar lançamentos de uma nova coleção. Por meio dos vídeos curtos e dinâmicos, a marca pode produzir teasers com informações para aguçar a curiosidade até a novidade chegar ao e-commerce.

Mostre os bastidores da empresa

Se o cliente segue as redes sociais de uma empresa, é porque ele se identifica com ela ou com os serviços oferecidos. Uma forma de aproximar e interagir com esse público é utilizar o Reels para mostrar os bastidores e o dia a dia da marca.

No caso de uma empresa de alimentos, por exemplo, o vídeo pode exibir todo o processo da receita até a embalagem do produto. Já para quem trabalha com fotografia, publicar um making off de ensaio pode ser uma boa opção para mostrar aos seguidores como funciona a rotina de trabalho.

Por gerar vídeos que podem receber vários cortes durante o processo de edição, o Reels torna-se uma ferramenta propícia para esse tipo de conteúdo.

Tire as dúvidas dos clientes

Outra opção de uso do Reels é esclarecer as principais dúvidas dos clientes. Perguntas sobre faixa de preço, entrega, composição, tipo de material, por exemplo, aparecem com frequência nas redes sociais. O empreendedor pode reunir as questões mais recorrentes e disponibilizá-las em um vídeo curto.

Esse método pode facilitar a compra do produto e evitar dúvidas de futuros clientes. Nesse conteúdo, é interessante adicionar uma música no fundo, e uma legenda para aumentar o engajamento e chamar a atenção dos seguidores.

Participe de challenges

Os challenges são bastante populares no Reels e estão sempre em alta na rede social. Geralmente, esse tipo de conteúdo é um desafio voltado ao entretenimento que costuma ser aderido por muitos usuários, inclusive por celebridades. Por serem criativos e interativos, os challenges podem trazer mais engajamento para o perfil da marca.

Ao participar de um desafio, é interessante ter uma boa referência para se espelhar e ter atenção na hora da edição, pois ela fará toda a diferença no conteúdo final. Sincronizar a música com os cortes do vídeo e usar a ferramenta de transição disponibilizada no Reels ajuda a deixar o conteúdo mais criativo.

Compartilhe o feedback dos clientes

Depoimentos dos clientes podem ser usados para criar conteúdos no Reels, afinal, eles são uma prova social da satisfação dos consumidores. Muitos compradores buscam avaliações e recomendações sobre a marca antes de realizar a compra, sendo assim, investir nesse tipo de conteúdo pode gerar mais confiança e ajudar na decisão.

Em conclusão, os empreendedores podem entrar em contato com clientes antigos que se mostraram satisfeitos com a marca e propor um envio de mensagem, áudio ou gravação de vídeo contando sobre sua experiência. Após receber uma quantidade suficiente de feedbacks, o vídeo pode ser produzido e publicado no Reels.

Fonte:  revista de marketing

Posts relacionados

Chatbot só não é bom para clientes estressados; maioria prefere misto entre máquina e humanos

6 de dezembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

“Negócios Próximos”: conheça o novo recurso do WhatsApp

3 de dezembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

“Por que meu blog não aparece no Google?” Descubra agora!

1 de dezembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O que é growth marketing?

30 de novembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Conheça 3 tendências de vídeos para o Instagram

29 de novembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
Inbound marketing para e-commerce: será que funciona?

Inbound marketing para e-commerce: será que funciona?

18 de novembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc