Please enable JS

Blog

Reputação da marca: o poder de uma boa imagem

Reputação da marca: o poder de uma boa imagem

12 de novembro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Reputação da marca é um assunto sério, que pode elevar o negócio ou afundá-lo. Entenda no blog como construir a sua positivamente.

A reputação da marca é a opinião que as pessoas têm em relação a uma empresa. É a forma como uma organização é vista pelos olhos do consumidor. Não se trata de algo construído de acordo com a visão de uma empresa sobre ela mesmo. A reputação é baseada em ações e no impacto dessas atitudes na vida das pessoas.

Atualmente, com o acesso à informação facilitado pela transformação digital, as empresas são avaliadas frequentemente na internet. O consumidor agora tem o hábito de pesquisar sobre a marca antes de adquirir qualquer produto ou serviço.

Durante essa avaliação, uma série de quesitos são observados: quais os problemas ocorreram, como foram resolvidos, as principais reclamações, elogios. E não são só questões relacionadas à experiência do usuário. A reputação da marca também é construída a partir do impacto da empresa na sociedade, no meio ambiente. Também diz sobre a cultura organizacional e, até mesmo, sobre as pessoas que a marca se alia.

Ter garantia de estar adquirindo algo de uma empresa com boa reputação é um dos principais, se não o mais relevante, critério no processo de decisão de compra atualmente.

Além disso, a boa imagem de uma empresa é fundamental para conquistar novos clientes, manter um bom relacionamento com os já fidelizados, atrair e reter talentos, afinal, todo profissional tem o desejo de fazer parte de uma organização com boa reputação.

Ações fundamentais para construir boa reputação da marca

Construir uma boa reputação da marca não é algo simples. Existem pontos cruciais a serem observados, como bom atendimento, serviço prestado de acordo com o prometido, produtos de qualidade, prazos atendidos, múltiplas formas de pagamento, pós-venda dedicado, entre outros.

Tudo que garanta a idoneidade da empresa e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos colabora para que a reputação da marca seja positiva. Mas isso é o básico para ser bem visto pelos clientes.

Para se destacar e construir uma nova imagem ou melhorá-la, é preciso desenvolver uma estratégia que conte com as seguintes ações:

  • Definição do público correto para a marca: quem são os clientes e como você quer ser visto por eles; Planejamento da comunicação: é preciso aprender e saber como explorar todos os seus canais de contato com clientes de maneira inteligente e eficiente;
  • Levantamento de dados: procure em canais de avaliações e faça uma análise de como sua marca é vista pelo público. Disponibilize um ambiente aberto e simples para reclamações e sugestões. A partir das informações coletadas você saberá o que está dando certo e o que não vai bem;
  • Comunicação interna eficiente e aberta: você não sabe tudo o que acontece. Cada colaborador entende exatamente o feedback negativo de sua área. Faça reuniões para centralizar as informações de todas as equipes e alinhá-las na mesma direção.

Chegamos ao final desse conteúdo e agora você já sabe o que é reputação da marca, sua importância, o que é preciso para estar em destaque e conquistar a fidelidade do público. Para aprender mais sobre gestão de marca, continue no blog.

Fonte: Blog da Salt

Posts relacionados

Cinco mudanças nas estratégias de entrada no mercado na economia pós-pandemia

Cinco mudanças nas estratégias de entrada no mercado na economia pós-pandemia

20 de novembro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
Tecnologias que vão mudar a gestão do marketing e experiência do cliente

Tecnologias que vão mudar a gestão do marketing e experiência do cliente

19 de novembro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
marketing-digital

Growth Hacking no marketing de conteúdo

18 de novembro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
59% de usuários de redes sociais comprarão na Black Friday

59% de usuários de redes sociais comprarão na Black Friday

17 de novembro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
Guia do SEO: como você pode alcançar a primeira posição no Google?

Guia do SEO: como você pode alcançar a primeira posição no Google?

13 de novembro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
12 otimizações de SEO para vender mais na Black Friday 2020

12 otimizações de SEO para vender mais na Black Friday 2020

11 de novembro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc