Please enable JS

Blog

sac 4.0

Saiba o que é SAC 4.0, quais são os benefícios e como adotar na sua empresa

9 de setembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O SAC 4.0 consiste em oferecer um atendimento eficaz, que atenda às necessidades do consumidor atual, mais exigente e informado. A empresa pode usar diversos canais integrados, como telefone, email e chat, automatizando parte do atendimento sem deixar de lado a personalização. O resultado são clientes mais satisfeitos e fiéis.

Entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é um peso para muitos clientes, que já estão acostumados a receber um atendimento ruim.

Isso não acontece por acaso. Por muito tempo, o SAC foi considerado indesejado pelas empresas, sendo visto como um meio para os clientes reclamarem. No entanto, mais recentemente, com as mudanças no comportamento dos consumidores, esse cenário está se modificando. Com uma clientela bem informada e um mercado altamente competitivo, é preciso investir em um bom relacionamento com a clientela para se diferenciar.

É aí que surge o SAC 4.0, uma evolução do Serviço de Atendimento ao Consumidor, que passa a ser mais estratégico, servindo para melhorar a experiência do cliente com a empresa.

Quer saber o que é SAC 4.0, quais são os seus benefícios e como implementá-lo no seu negócio? Então continue a leitura do artigo!

O que é SAC 4.0?

O SAC 4.0 é uma evolução do Serviço de Atendimento ao Consumidor. Para oferecer um serviço mais moderno e satisfatório aos clientes, melhorando a experiência do consumidor, são usadas estratégias como o omnichannel, que integra diversos canais de atendimento. O atendimento também é orientado por dados.

Esse aprimoramento do SAC acompanha as mudanças no comportamento do consumidor ocorridas nas últimas décadas. Com a tecnologia, os clientes, que antes não tinham tanta voz, passaram a ditar as regras.

De posse de mais informações e de espaços para se manifestar, como as redes sociais, um consumidor insatisfeito pode causar danos à imagem de uma empresa. Isso porque, no meio digital, sua voz se amplifica. É o chamado consumidor 4.0.

O SAC 4.0 surge, portanto, para atender a essas novas exigências. Para isso, é preciso lançar mão de um atendimento personalizado, com empatia, além de processos rápidos e eficientes. O foco é no cliente, que está no centro.

O que difere o SAC 4.0 do SAC tradicional?

No SAC tradicional, o cliente tinha só uma maneira de entrar em contato com a empresa — no geral, o telefone. Mas, mesmo que houvesse mais de um canal, eles não eram integrados.

Já no SAC 4.0, além de dispor de diferentes canais para falar com a empresa, como telefone, email, redes sociais e chat, eles ainda são integrados. As respostas chegam rápido e a empresa está sempre disponível.

A importância do omnichannel para o SAC 4.0

É quase impossível falar de SAC 4.0 sem mencionar o omnichannel. Essa estratégia consiste em oferecer diversos canais de atendimento para que os clientes entrem em contato.

Diferentemente do multichannel, em que os canais existem, mas não são integrados, no omnichannel a marca precisa oferecer uma experiência integrada, em que o cliente sinta que está falando com a mesma empresa, independentemente do canal.

Quais são os benefícios do SAC 4.0?

É claro que os benefícios de investir no SAC 4.0 não ficam restritos apenas aos clientes. Para a empresa, oferecer um bom atendimento pode se refletir também nos lucros. Pesquisas mostram, por exemplo, que um 8 a cada 10 clientes aceitariam pagar mais para serem melhor atendidos.

Outra vantagem é que consumidores satisfeitos são mais facilmente fidelizados, voltando a comprar novamente por meio de upsell e cross-sell. E tem mais: consumidores fiéis não só continuam adquirindo seus produtos ou serviços, como também os indicam para familiares e amigos, aumentando as vendas por indicação.

Como implementar o SAC 4.0?

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios do SAC 4.0, trazemos algumas dicas de como implementar esse tipo de atendimento na sua empresa.

1. Coloque o cliente no centro

O primeiro passo para implementar o SAC 4.0 é ter um atendimento centrado nos consumidores. Para isso, é preciso saber quem são os seus consumidores e o que eles querem. Assim, é possível voltar-se para as necessidades deles.

Estudar seu público-alvo e criar personas ajuda bastante. Por meio dessas ferramentas, você pode saber onde os seus consumidores estão e quais canais utilizam, assim como quais são suas dores e dificuldades. E, é claro, é preciso ter informações individuais sobre os clientes, para atendê-los de maneira personalizada.

2. Use o autoatendimento

O SAC 4.0 exige que se dê atenção a cada consumidor que entra em contato, o que pode sobrecarregar a equipe de atendimento. Por isso que muitas empresas adotam a estratégia do autoatendimento. Algumas dúvidas mais simples que os consumidores têm podem ser solucionadas por eles mesmos, desde que tenham acesso a conteúdos de apoio.

Para isso, é preciso ter uma base de conhecimento e direcionar os consumidores para ela, conforme cada dúvida que tiverem. Um exemplo é a central de ajuda do RD Station. Nela, os clientes podem acessar diversos tutoriais e conteúdos.

3. Invista em treinamentos para a equipe

Mudanças requerem um período de adaptação. Se você oferece um atendimento tradicional atualmente, será preciso treinar bem a equipe para que a adoção do SAC 4.0 seja bem-sucedida.

Adotar um atendimento omnichannel exigirá a adoção de novas tecnologias, como falaremos mais adiante. A equipe precisa ser bem treinada para saber utilizá-las. Além disso, é preciso que todos os colaboradores que atendem os clientes estejam alinhados para oferecer a mesma experiência em todos os canais.

4. Use a tecnologia

A tecnologia é peça-chave na adoção do SAC 4.0. A empresa pode usar chatbots, por exemplo, que respondem o usuário automaticamente, sem precisar de uma pessoa. Os casos mais complexos podem ser redirecionados para o atendimento humano.

Um software de atendimento ao cliente também é bastante útil para colocar a estratégia em prática. Esse tipo de ferramenta permite coletar dados e fazer atendimentos mais personalizados.

Por fim, é preciso coletar dados ao longo de todo o processo para fazer melhorias. Esteja atento também aos feedbacks dos consumidores para oferecer um atendimento cada vez melhor.

Fonte: Resultados Digitais

Posts relacionados

Estratégias de conteúdo interativo para aumentar o engajamento

Estratégias de conteúdo interativo para aumentar o engajamento

27 de setembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
Google investirá 1 bilhão de euros na computação em nuvem e em energias renováveis na Alemanha

Como manter relevância no google mesmo com mudanças do algoritmo

24 de setembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Afinal de contas, o que torna um site ruim? Descubra agora

23 de setembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O que são reotimizações de conteúdo?

22 de setembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais

21 de setembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
Marketing

3 maneiras de usar a automação para adaptar seu marketing de busca às mudanças no mercado

20 de setembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc