Please enable JS

Blog

cliente

Segmentação: encontre seu cliente no lugar certo!

25 de fevereiro de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Quando pensamos no mercado, as oportunidades são infinitas. Entretanto, para que possamos focar nossos esforços e otimizar nossas vendas, é necessário encontrar o público que mais se assemelha a empresa.

Nesse processo de escolha de clientes ideias dentro do mercado, há algumas técnicas que podemos usar, sendo a melhor delas a Segmentação!

Também chamada de Segmentação de Mercado, ela será a forma ideal de selecionar o grupo específico para o qual o seu negócio deve trabalhar. Usando técnicas bem delimitadas para essa escolha, vamos conhecer o que é essa estratégia e quais seus principais tipos!

O que é segmentação?

Entendemos a segmentação como sendo um conjunto de pessoas, retiradas de um todo por meio de uma subdivisão organizada por fatores específicos.

A definição mais correta é realmente um tanto assustadora, mas no fim a segmentação é extremamente simples. Pense nela como sendo um subgrupo de pessoas que são escolhidas com base em um diferencial.

Esse diferencial pode ser diversos fatores, como a idade, localização geográfica, nível socioeconômico, grau de escolaridade, profissão ou o que mais for interessante para a sua empresa.

Para uma companhia de brinquedos, por exemplo, é interessante separar seu público de acordo com a ideia. Para um restaurante, entretanto, talvez seja melhor olhar para a localização geográfica de seus clientes potenciais.

Cada um desses diferenciais vai construir um tipo de segmentação. Ao todo, temos 7 diferentes tipos, os quais são: demográfica, geográfica, psicológica, comportamental, por benefícios, corporativa e transacional.

Em breve vamos detalhar cada uma delas, mas antes temos que entender a diferença entre a segmentação e o público-alvo.

Segmentação e Público-Alvo

Podemos pensar no público-alvo como uma ferramenta da segmentação, que vai ajudá-la a se restringir ainda mais.

De forma prática, é possível dizer que nosso mercado consumidor se divide em quatro diferentes estratos.

O primeiro deles é o mercado como um todo, que conta com todos os consumidores do mundo. Dentro dele temos a Segmentação de mercado, que vai encontrar os clientes potenciais de uma empresa.

Entretanto, um negócio não precisa ter apenas um segmento, ele pode abranger ainda uma quantidade muito grande de possíveis clientes, por isso temos o público-alvo, que nada mais é do que a escolha de um desses segmentos como foco principal da empresa.

Por fim, chegamos a persona. Ela é uma personagem fictícia que vai representar o seu consumidor ideal.

Dessa forma, para que entenda, vamos fazer o processo contrário. Pense que sua persona deve fazer parte do seu público-alvo, da mesma forma que esse deve fazer parte da sua segmentação, a qual faz parte do mercado como um todo.

Segmentação Demográfica

Agora que já conhecemos a Segmentação de Mercado e como ela se constrói, vamos começar a explicar seus diferentes tipos pelo mais comum deles: a segmentação demográfica.

Ela será responsável por dividir os clientes com base em critérios simples como a idade, gênero, escolaridade, estado civil, religião, entre outros.

Esse tipo de segmentação acabou se popularizando por ser construída usando dados de fácil acesso. Assim, exemplos de segmentos construídos de acordo com essas diretrizes são:

  • Mulheres solteiras, entre 20 e 30 anos
  • Pessoas de até 18 anos que ainda estão cursando a escola

Segmentação Geográfica

Da mesma forma que seu nome diz, a segmentação geográfica vai se amparar basicamente na localização de seus clientes potenciais.

Esse é um tipo de segmentação muito interessante para empresas físicas ou que fazem entregas, porque a questão logística interfere em seu alcance.

Graças a ferramentas de pesquisa como a busca local, a segmentação geográfica ganhou novos patamares, sendo essencial para que os clientes cheguem até as companhias.

Exemplos dessa segmentação de mercado são:

  • Clientes em um raio de 15 Km.
  • Clientes que morem em Estados do Nordeste.

Conclusão

A segmentação é um processo mais do que necessário para identificar o seu público e conseguir atingi-lo.

Coloque em prática a segmentação que mais combina com a sua empresa e se faça presente para os consumidores.

Fonte: Administradores

Posts relacionados

O plano de comunicação como ferramenta estratégica de negócios e crescimento

29 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
instagram

Mercado Pet: venda de itens lideram engajamento no Instagram

26 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Experiências ruins estão reduzindo a lealdade às marcas

17 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O lançamento de produtos em parceria com influenciadores vale a pena para a indústria?

9 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Reputação online: a influência da opinião sobre as empresas

4 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Meta introduz melhorias baseadas em IA à suíte Advantage

1 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc