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Lutar pela carreira em paralelo à maternidade

SOFT SKILLS – Passando também pelas Hard e Power Skills

5 de janeiro de 2023 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Este artigo tem como objetivo relatar a importância das Soft Skills no século XXI, pois as empresas hoje buscam por competências humanas que possam ser um diferencial competitivo, entendendo que as competências técnicas se desenvolvem de forma diferente para realizar determinada tarefa, mas isso não garante sucesso profissional. Os novos requisitos de trabalho exigem que os funcionários saibam se comunicar, tenham capacidade de multitarefa, tenham julgamento ético e possuam facilidade para trabalhar em equipe (MARTINS, 2017).De acordo com Viana (2015) as soft skills são um diferencial competitivo, e que a comunicação eficaz e a tomada de decisão decisiva podem reduzir fatores como a rotatividade e aumentar a satisfação dos colaboradores.

A pergunta problema do trabalho é: “Qual a importância das Soft Skills no século XXI no ambiente profissional?”.

Com base nesse fenômeno em um mundo globalizado, o objetivo deste estudo é validar a importância das soft skills nas empresas. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica, onde foram utilizados livros, artigos e teses que estão disponibilizados de forma online.

Soft Skills

Skills segundo o significado no dicionário habilidades ou capacidades. É um termo em inglês usado para designar a capacidade de agir e concretizar algo de forma rápida e eficiente um determinado objetivo. Pode-se dizer que são as aptidões, o jeito e a destreza aplicados por cada pessoa em uma determinada tarefa.

É necessário se preparar para essa mudança no ambiente profissional, portanto, a inteligência emocional é peça fundamental da adaptação, considerando que “as pessoas com prática emocional bem desenvolvida têm mais probabilidade de se sentirem satisfeitas e de serem eficientes em suas vidas, dominando hábitos mentais que fomentam sua produtividade” (GOLEMAN, 1995, p. 48). O domínio das habilidades sociais vinculado à inteligência emocional gera nos indivíduos um melhor desempenho e o sucesso profissional.

Segundo Costa (2015) o domínio das Soft Skills não só ajuda o profissional na procura por uma colocação no âmbito profissional, mas também  o faz avançar em sua carreira, sendo fundamental alinhar as habilidades técnicas e pessoais com o objetivo de atingir o desenvolvimento profissional.

De acordo com os autores Silva e Nakano (2011), os traços da personalidade humana são usados ​​para resumir e explicar o comportamento de uma pessoa, para indicar as circunstâncias de um comportamento determinado, para indicar um processo interno que indica esse comportamento. Nessa perspectiva, os autores enfatizam que o comportamento é uma condição necessária para que uma pessoa seja considerada competente e tenha um bom desempenho.

As Soft Skills são a capacidade de competir com a personalidade e o comportamento profissional de cada pessoa. São competências mentais, sociais e específicas, capacitadas que aumentam com base na cultura, experiência e educação de cada pessoa (BANCO MUNDIAL, 2018). Relacionam-se com as formas de interação social e como as pessoas se expressam e respondem às diversas fases da vida. Nessa perspectiva, elas podem ser interpretadas como habilidades socioemocionais, que, segundo o Banco Mundial (2018), são “habilidades para a vida” comprovadas para uma boa sobrevivência e se aplicam a uma série de disciplinas aprendidas no trabalho, inclusive em casa, escola ou ambiente de trabalho.

O conceito de desenho de personalidade é uma nova definição de formação do ambiente organizacional, porém Andrade (2016) considera que a formação de uma pessoa está relacionada aos estímulos recebidos do ambiente organizacional, afetando seus traços de caráter e comportamento. Andrade (2016) também descreve Soft Skills como um conjunto de habilidades que inclui recursos como comunicação, relacionamento interpessoal, liderança e resolução de problemas. Essas são algumas das habilidades e talentos que uma pessoa pode usar no trabalho, no entanto, existem outras habilidades relacionadas a Soft Skills. Elas também são uma ferramenta que auxilia os colaboradores para trabalhar com comodidade em um ambiente digital e para se adaptarem em novas funções de trabalho.

Essas competências transversais agem em forma de complementar as Hard Skills, que são habilidades técnicas fundamentais para o trabalho. Segundo Robles (2012) esse tipo de habilidade pertence às qualificações de um currículo, como a experiência de trabalho e o nível de formação acadêmica. As Hard Skills de forma individual não atestam sucesso profissional, sendo somente um requisito necessário para um profissional manter-se em seu trabalho.

Segundo Andrade (2016, p. 62) um estudo revelou que as Soft Skills são as mais valorizadas pelas organizações com 78,7% de relevância, e que as Hard Skills não representam um número significativo de competências valorizadas pelos contratantes tendo apenas 14,54% de adesão. Assim, as competências transversais estão sendo valorizadas pois são capazes de influenciar o sucesso no desempenho no trabalho, retenção de planos e desenvolvimento, gestão de carreiras e benefícios e recompensas.

As Soft Skills também são muito úteis para transformar as reuniões de trabalho mais produtivas. Elas são habilidades de extrema importância tanto para o líder quanto para os membros que compõem a equipe. Existem 7 (sete) Soft Skills que não podem faltar nas reuniões de trabalho que são: adaptabilidade; inteligência emocional; gestão do tempo; comunicação efetiva; persuasão; colaboração e criatividade.

 As habilidades sociais ganham em importância se o foco estiver na comunicação pessoal e interpessoal. Portanto, saber trabalhar com indivíduos, e entender seus pontos fortes, oferecendo soluções criativas garante maior liberdade no trabalho. Os Power Skills também possuem habilidades transferíveis. Desse modo, os Power Skills possuem requisitos como liderança e persuasão, que são fundamentais para gerenciar conflitos, promovendo o comprometimento da equipe e entender como lidar com as muitas situações no trabalho.

Os requisitos dos Power Skills promovem comportamentos que correspondem à realidade de hoje. No ambiente corporativo, os Power Skills se relacionam com a inteligência emocional, que são cada vez mais valorizadas. O intuito é mostrar que, a gestão de competências sendo necessária, são ferramentas profissionais para planejar antecipadamente as atividades, encontrando minimizar as dificuldades em incorporar técnicas que correspondam às expectativas do cotidiano. Deve-se criar uma linha de critérios para a tomada de decisão para se orientar na hora das escolhas e comportamentos na empresa, conhecendo as possibilidades e limitações dos diversos tipos de atividades em aprender.   

Modalidades e Diferenças

Hard Skills     

  • Conhecimentos em idiomas;
  • Graduação em instituições públicas ou privadas;
  • Cursos técnicos;
  • Mestrados e doutorados;
  • Conhecimento na operação de máquina ou ferramentas;
  • Habilidades associadas à informática, como excel avançado e linguagens de programação

Soft Skills      

  • Inteligência emocional
  • Facilidade organizacional
  • Pensamento criativo e crítico
  • Facilidade em tomar decisões assertivas
  • Comunicação transparente e objetiva
  • Resiliência para enfrentar desafios

Power Skills   

  • Habilidades de Poder
  • Comunicação, liderança, adaptabilidade.
  • habilidades interpessoais
  • contribuem para que todo o conhecimento, especialidade e experiência

CONCLUSÃO

Conclui-se que é fundamental entender que as Soft Skills são vinculadas às habilidades e as capacidades de cada indivíduo e que elas podem ser aprimoradas, pois embora os atributos como a capacidade de se comunicar e de ter um relacionamento interpessoal faz parte do caráter do indivíduo, elas ainda podem ser aperfeiçoadas por meio do desenvolvimento pessoal. As competências transversais podem ser aperfeiçoadas ao longo da carreira profissional e ajustadas pelo contexto organizacional, estimulando o índice de sucesso e reconhecimento.

Fonte: Administradores

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