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Sororidade no trabalho: saiba a importância de apoiar outras mulheres

Sororidade no trabalho: saiba a importância de apoiar outras mulheres

16 de julho de 2021 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Veja como você pode combater a desigualdade de gênero nas empresas com algumas atitudes simples.

Quando uma mulher apoia outra mulher no ambiente corporativo ela está praticando sororidade no trabalho. E quanto mais mulheres dão esse tipo de apoio umas às outras, mais elas podem desenvolver sua carreira e se empoderar.

O termo pode não ser muito popular, mas o assunto é extremamente relevante para promover ambientes mais igualitários em empresas do mundo todo. Neste post, vamos explicar o que isso significa e como você pode praticar sororidade na empresa com atitudes simples.

Afinal, o que é sororidade?

Sororidade é a empatia e a solidariedade que existe entre mulheres e meninas. Ela ocorre quando uma amiga precisa de ajuda e a outra faz de tudo para ajudar. Quando uma mulher precisa desabafar e a outra escuta. Ocorre também quando uma mulher está procurando emprego e é indicada para uma vaga por outra mulher.

Quando falamos em sororidade no trabalho, estamos nos referindo ao mesmo tipo de apoio, mas considerando situações que ocorrem no ambiente profissional. Um exemplo é a situação em que a mulher precisa se afastar do trabalho para cuidar do filho e outras mulheres não julgam sua atitude, apenas compreendem e apoiam a sua necessidade.

Por que a sororidade no trabalho é importante?

A sororidade no trabalho é importante por duas razões principais. Primeiramente porque ainda hoje as mulheres são discriminadas no ambiente profissional. Elas ocupam menos cargos de liderança e, em funções equivalentes, ganham menos que os homens. A sororidade no trabalho é uma forma de combater essa discriminação e permitir que as mulheres se desenvolvam mais profissionalmente.

A segunda principal razão é que muitas mulheres ainda se veem como concorrentes no trabalho e essa ideia prejudica o desenvolvimento de todas elas. Pesquisas indicam que empresas que têm mulheres em cargos de liderança tendem a promover mais o desenvolvimento da carreira de outras mulheres. É como se existisse uma espécie de movimento de “uma mulher puxa outra” para cargos de gestão. O problema é que muitas mulheres ainda não sabem disso e continuam vendo as colegas como “inimigas” e não como “aliadas”, como seria melhor para todas.

Como praticar a sororidade no emprego?

A sororidade pode ser praticada de várias formas no trabalho. O primeiro passo para isso é desenvolver um olhar atento às necessidades femininas no ambiente em que você trabalha. Confira como você pode colocar essa ideia em prática.

Seja aliada, não concorrente

Se, como dissemos, uma mulher puxa a outra para se desenvolver, se você apoiar e for apoiada por outras mulheres na sua empresa, mais chances vocês têm de crescer juntas. Vale repetir que essa estratégia pode ser muito mais produtiva do que vocês ficarem concorrendo entre si.

Observe e divulgue o trabalho de outras mulheres

Preste atenção no trabalho que outras mulheres estão realizando e valorize seus esforços e resultados sempre que possível. Muitas vezes o ambiente machista tende a enaltecer os feitos dos homens e menosprezar tudo o que é feito por mulheres. No final das contas, eles são recompensados pelo que fazem – com promoções e aumentos – e elas acabam ficando frustradas e sem qualquer tipo de reconhecimento formal. Faça o que puder para que isso não aconteça.

Identifique mulheres competentes

Se você tiver um cargo de liderança, tente identificar profissionais que tenham bom potencial para crescer na empresa e ofereça ajuda para que isso aconteça.

Ajude outras mulheres

Quando perceber que uma colega precisa de ajuda com um novo sistema, com uma informação ou até para se defender de um comentário preconceituoso, tente ajudá-la. Se as outras mulheres também fizerem isso por você, mais chances vocês têm de crescer – lembra?

Peça ajuda se for necessário

Este é o tópico vice-versa dos dois anteriores. Se você ainda está começando, mas admira o trabalho de outras mulheres que já cresceram na empresa, aproxime-se delas e peça ajuda. A mentoria de alguém que já passou pelo que você está passando é sempre bem-vinda.

Combata atitudes machistas

Não faça de conta que está tudo bem quando um colega – ou uma colega, porque isso também acontece – contar uma piada machista ou tratar uma mulher como se ela não tivesse capacidade de entender ou de fazer alguma coisa apenas por ser mulher. Deixe claro seu desconforto e sinalize, de forma educada, é claro, que a atitude foi inadequada.

Fonte: Vagas.com

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