Please enable JS

Blog

reuniao

Sou tímido, posso liderar?

11 de fevereiro de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Pessoas tímidas sempre se perguntam se conseguiriam ser boas líderes, manter uma boa comunicação com a equipe ou até mesmo uma boa relação com o time e a resposta é… sim!

Ser um bom líder não é algo inerente à personalidade, mas uma competência que pode ser desenvolvida, segundo o psicólogo Sigmar Malvezzi, doutor pela Universidade de Lancaster, na Inglaterra, e professor da USP (Universidade de São Paulo). “Trata-se de uma capacidade construída a partir da relação com os outros, de acordo com cada situação”, afirma ele.

No “TED O poder dos introvertidos”, de Susan Cain, ela diz que “quando se trata de criatividade e liderança, precisamos dos introvertidos fazendo o que sabem fazer de melhor”, além de trazer fatos de que pessoas tímidas sofrem preconceitos da sociedade, por acharem que o “certo” é ser extrovertido e comunicativo.

Apenas 7% da comunicação são representadas pela fala, ou seja, a maior parte da comunicação é não verbal, o que inclui a nossa postura, os nossos gestos e a fisiologia. Um ponto importante que precisa ser desmistificado é que a boa liderança não tem a ver com a necessidade de se comunicar o tempo todo, mas se fazer presente quando ela é necessária.

Uma comunicação assertiva com seu time é a chave para o bom relacionamento e para a boa liderança e para isso existem seis fatores extremamente importantes, além da fala, que vão te ajudar muito. São eles:

  • Estar verdadeiramente disposta a ouvir;
  • Entender que a interpretação do outro pode ser muito diferente da sua;
  • A comunicação é o efeito do que você obtém;
  • Todo comportamento tem uma intenção positiva;
  • Ter clareza do que se espera com a comunicação;
  • Saber fazer perguntas certas.

Por diversas vezes as pessoas atribuem a solução do sucesso para aquela parcela que é comunicativa, mas temos a convicção que, de fato, o mais importante não é se comunicar bem, mas, sim, ser uma pessoa influente. Para ser influente você não precisa ser extrovertida, mas estratégica, apostando em fazer boas perguntas e agindo em direção de um objetivo.

Se você é uma pessoa tímida e não está segura de suas ações por conta da sua timidez, procure desenvolver as suas habilidades, aumentar o potencial daquilo que você é boa, focar no positivo e, assim, mostrar as suas competências diante do seu time ou da empresa.

Fonte: Techtudo

Fonte da imagem: Designed by Freepik

Posts relacionados

abc