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Técnicas de copywriting para gerar leads qualificados

Técnicas de copywriting para gerar leads qualificados

20 de março de 2023 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Você sabia que existem técnicas de copywriting capazes de convencer o leitor, transmitir emoções e prender o público em seus conteúdos? Por meio delas, você consegue gerar valor para a audiência, conquistar mais autoridade no mercado e potencializar as suas vendas.

Conhecer boas técnicas de copy para gerar leads qualificados em seus conteúdos é um passo importante para melhorar os resultados da empresa.

Com o intuito de ajudar com essa tarefa, descrevemos, a seguir, várias dicas que você pode aplicar. Continue a leitura e confira!

1. Firme acordos ao longo do texto

Muito utilizada na área de vendas, essa técnica consiste em fazer com que o seu lead concorde com o que está sendo escrito ao longo do texto. Ela é muito efetiva e, para aplicá-la, é preciso entender a fundo o seu cliente.

Por exemplo, você pode usar as perguntas que sabe que seu lead vai responder “sim”, para que, no final, quando fizer a sua oferta, ele esteja mais propenso a aceitar. Entre as estruturas que podem ser aplicadas estão:

  • Você quer…?
  • O seu desejo é…?

Basta completar com alguma informação que você sabe que é do interesse da sua persona para conseguir a concordância mental dela.

2. Estabeleça uma conexão emocional

Para conseguir bons resultados por meio do copywriting é preciso gerar conexões com o seu leitor. Essa é uma das técnicas fundamentais e não poderia ficar de fora dessa lista que preparamos.

Para usar a conexão emocional, é preciso trabalhar alguns pontos, como:

  • entender como explorar as emoções do seu lead;
  • utilizar uma linguagem adequada, a qual o prospect está acostumado;
  • incorporar aspectos de storytelling no texto;
  • fazer a personalização do conteúdo, conforme as características da persona;
  • efetuar elogios aos indivíduos que tomam a ação desejada.

Essa técnica, bem aplicada, tem potencial para trazer ótimos resultados para a empresa por meio da geração de leads qualificados.

3. Crie tópicos com promessas extraordinárias

Para gerar leads qualificados por meio de suas copys é preciso fazer promessas extraordinárias. O melhor local para fazer isso são nos títulos ou nos subtítulos, pois oferecem um bom destaque ao que você está prometendo.

Além de prometer, é importante que você apresente para a persona como vai fazer para cumprir o que está dizendo. Para isso, você pode listar quais são as ações que vão ajudar os indivíduos a alcançar aquele benefício apresentado no título ou subtítulo.

4. Inclua um Post Scriptum estratégico

O Post Scriptum é utilizado estrategicamente no final dos textos e são um importante gatilho mental para aumentar o número de leads qualificados. Eles têm uma taxa de leitura bem alta e você consegue aproveitar esse fato para fazer com que as pessoas adotem a ação desejada.

Basta incluir um P.S. no final do texto e explicar de que forma você cumpriu a promessa dos títulos — ou seja, apresentando o gatilho da prova —, e também para despertar a curiosidade de quem não fez a leitura do material. Essa técnica vai ajudar a gerar leads com conteúdo.

5. Aposte no Future Pacing

A Future Pacing pode ser usada para criar uma imagem mental sobre o possível futuro que a persona pode ter ao tomar a ação que está sendo sugerida por meio da Copy. Ou seja, é preciso apresentar os benefícios por meio de uma história que faça ela perceber como a ação sugerida pode fazer bem.

Essa técnica é uma boa opção e pode ser combinada com as outras já citadas. Por exemplo, é possível combiná-la com os acordos ensinados na primeira técnica:

  • Você quer parar de sofrer com [dor do lead]?;
  • Não seria excelente se tivesse [dor do lead] resolvida?;
  • Pense o quão melhor seria o seu dia a dia se resolvesse [dor do lead].

6. Quebre a expectativa da audiência

Mais uma boa técnica que pode ser usada em copys que ajudam a gerar leads qualificados é a quebra de expectativa da audiência. Para aplicá-la, você pode utilizar alguma imagem, som ou frase que gera essa sensação de ruptura.

Esse tipo de tática pode ser utilizada para prender a atenção do leitor e fazer com que ele continue no seu conteúdo de forma interessada. Para isso, pode-se acelerar ou desacelerar a leitura, fazer mudanças de cenários repentinas, incluir imagens fora do padrão usado na apresentação do material ou destacar partes importantes do texto.

7. Instigue a curiosidade do leitor

Entender como instigar a curiosidade do leitor é outra técnica de copy, chamada de loops abertos. Para aplicá-la, você deve informar o leitor sobre o tema que vai apresentar, mas de forma a despertar a curiosidade para que ele continue lendo.

Uma forma de fazer isso é destacar um intervalo de tempo no qual a pessoa descobrirá a conclusão da história iniciada. Isso faz com que o leitor mantenha a curiosidade e prossiga no conteúdo.

8. Adicione depoimentos e citações

Como destacado antes, fazer promessas sobre o que o leitor vai aprender ou até mesmo sobre o produto oferecido é uma parte importante. Porém, também é relevante provar tal questão.

Isso pode ser feito por meio de depoimentos de pessoas, citações sobre o assunto e também dados que gerem evidências de que a promessa extraordinária pode ser alcançada.

Entenda a relação entre escrita persuasiva e “manipulação”

Apesar do copywriting ser considerado uma forma de escrever mais persuasiva que os demais gêneros, essa modalidade não apresenta nenhum caráter manipulativo no leitor. Ela busca apresentar argumentos válidos, convincentes e reais para corroborar a opinião do autor.

Já a manipulação, quando presente na escrita, busca induzir o leitor a tomar uma decisão por meio de uma redação falsa e que conduz o indivíduo de maneira inconsciente para decisões que não são benéficas a ele. Por isso, vale frisar que o copywriting é uma prática ética, honesta e distante de qualquer tipo de ação enganosa que traga prejuízo ao leitor.

Fonte: Rock Content

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