Você sabia que existem técnicas de copywriting capazes de convencer o leitor, transmitir emoções e prender o público em seus conteúdos? Por meio delas, você consegue gerar valor para a audiência, conquistar mais autoridade no mercado e potencializar as suas vendas.
Conhecer boas técnicas de copy para gerar leads qualificados em seus conteúdos é um passo importante para melhorar os resultados da empresa.
Com o intuito de ajudar com essa tarefa, descrevemos, a seguir, várias dicas que você pode aplicar. Continue a leitura e confira!
1. Firme acordos ao longo do texto
Muito utilizada na área de vendas, essa técnica consiste em fazer com que o seu lead concorde com o que está sendo escrito ao longo do texto. Ela é muito efetiva e, para aplicá-la, é preciso entender a fundo o seu cliente.
Por exemplo, você pode usar as perguntas que sabe que seu lead vai responder “sim”, para que, no final, quando fizer a sua oferta, ele esteja mais propenso a aceitar. Entre as estruturas que podem ser aplicadas estão:
Basta completar com alguma informação que você sabe que é do interesse da sua persona para conseguir a concordância mental dela.
2. Estabeleça uma conexão emocional
Para conseguir bons resultados por meio do copywriting é preciso gerar conexões com o seu leitor. Essa é uma das técnicas fundamentais e não poderia ficar de fora dessa lista que preparamos.
Para usar a conexão emocional, é preciso trabalhar alguns pontos, como:
Essa técnica, bem aplicada, tem potencial para trazer ótimos resultados para a empresa por meio da geração de leads qualificados.
3. Crie tópicos com promessas extraordinárias
Para gerar leads qualificados por meio de suas copys é preciso fazer promessas extraordinárias. O melhor local para fazer isso são nos títulos ou nos subtítulos, pois oferecem um bom destaque ao que você está prometendo.
Além de prometer, é importante que você apresente para a persona como vai fazer para cumprir o que está dizendo. Para isso, você pode listar quais são as ações que vão ajudar os indivíduos a alcançar aquele benefício apresentado no título ou subtítulo.
4. Inclua um Post Scriptum estratégico
O Post Scriptum é utilizado estrategicamente no final dos textos e são um importante gatilho mental para aumentar o número de leads qualificados. Eles têm uma taxa de leitura bem alta e você consegue aproveitar esse fato para fazer com que as pessoas adotem a ação desejada.
Basta incluir um P.S. no final do texto e explicar de que forma você cumpriu a promessa dos títulos — ou seja, apresentando o gatilho da prova —, e também para despertar a curiosidade de quem não fez a leitura do material. Essa técnica vai ajudar a gerar leads com conteúdo.
5. Aposte no Future Pacing
A Future Pacing pode ser usada para criar uma imagem mental sobre o possível futuro que a persona pode ter ao tomar a ação que está sendo sugerida por meio da Copy. Ou seja, é preciso apresentar os benefícios por meio de uma história que faça ela perceber como a ação sugerida pode fazer bem.
Essa técnica é uma boa opção e pode ser combinada com as outras já citadas. Por exemplo, é possível combiná-la com os acordos ensinados na primeira técnica:
6. Quebre a expectativa da audiência
Mais uma boa técnica que pode ser usada em copys que ajudam a gerar leads qualificados é a quebra de expectativa da audiência. Para aplicá-la, você pode utilizar alguma imagem, som ou frase que gera essa sensação de ruptura.
Esse tipo de tática pode ser utilizada para prender a atenção do leitor e fazer com que ele continue no seu conteúdo de forma interessada. Para isso, pode-se acelerar ou desacelerar a leitura, fazer mudanças de cenários repentinas, incluir imagens fora do padrão usado na apresentação do material ou destacar partes importantes do texto.
7. Instigue a curiosidade do leitor
Entender como instigar a curiosidade do leitor é outra técnica de copy, chamada de loops abertos. Para aplicá-la, você deve informar o leitor sobre o tema que vai apresentar, mas de forma a despertar a curiosidade para que ele continue lendo.
Uma forma de fazer isso é destacar um intervalo de tempo no qual a pessoa descobrirá a conclusão da história iniciada. Isso faz com que o leitor mantenha a curiosidade e prossiga no conteúdo.
8. Adicione depoimentos e citações
Como destacado antes, fazer promessas sobre o que o leitor vai aprender ou até mesmo sobre o produto oferecido é uma parte importante. Porém, também é relevante provar tal questão.
Isso pode ser feito por meio de depoimentos de pessoas, citações sobre o assunto e também dados que gerem evidências de que a promessa extraordinária pode ser alcançada.
Apesar do copywriting ser considerado uma forma de escrever mais persuasiva que os demais gêneros, essa modalidade não apresenta nenhum caráter manipulativo no leitor. Ela busca apresentar argumentos válidos, convincentes e reais para corroborar a opinião do autor.
Já a manipulação, quando presente na escrita, busca induzir o leitor a tomar uma decisão por meio de uma redação falsa e que conduz o indivíduo de maneira inconsciente para decisões que não são benéficas a ele. Por isso, vale frisar que o copywriting é uma prática ética, honesta e distante de qualquer tipo de ação enganosa que traga prejuízo ao leitor.
Fonte: Rock Content