Em algum momento do seu dia você, provavelmente, já fez uma pausa para clicar em um dos inúmeros testes do Facebook.
“Como você seria se fosse do gênero oposto?” e “Com qual celebridade você se parece?” são apenas dois, dos atuais exemplos, os quais têm surgido aos montes na linha do tempo dos adoradores da rede social. Contudo é bom ficar atento.
Estas brincadeiras “inofensivas” podem gerar problemas futuros à sua vida online. Tudo porque, ao concordar com os termos no aplicativo, o usuário fornece dados pessoais à ferramenta. Informações como: nome completo, idade e data de nascimento, endereço, e-mail, foto de perfil – e todas as outras dos álbuns, são “dadas” de graça à empresa dos joguinhos para que ela use como bem entender.
Algumas companhias utilizam a coleta para criar anúncios específicos no Facebook ou para revenderem os dados para outras empresas (como as de telemarketing).
De olho no golpe
Os testes compartilhados nas redes sociais podem levar o público a cair em armadilhas digitais. Existem sites que imitam o layout do Facebook só para as pessoas entrarem no embalo, clicarem e preencherem pesquisas cuja finalidade é “pescar” os usuários para captar toda e qualquer informação sobre ela. Isto também pode ser chamado de phishing.
Veja a seguir três dicas para manter o Facebook livre de perigos:
1. Remova os aplicativos
Acesse sua conta do Facebook, clique em “Configurações”, “Privacidade” e verifique todos os aplicativos instalados. Se perceber algum estranho, remova-o imediatamente. Para isto, basta clicar no “x” do lado direito dos apps.
2. Remova as extensões e plugins
Outra maneira de ser infectado por vírus no Facebook é a partir de extensões e plugins no navegador. Verifique se existe alguma extensão que você não conhece e a desative imediatamente (se houver algum, ele estará na mesma área de configuração dos aplicativos).
3. Opções de segurança
Acesse “Configurações”, “Segurança” e deixe sua conta ainda mais protegida com senhas extras, notificações no celular e e-mail, para caso alguém invadir o seu perfil por meio de um dispositivo ou navegador desconhecido do seu.
Fonte: Mundo Positivo