O WhatsApp Business, versão empresarial do mensageiro focado em vendas, ganhou nesta terça-feira (8) a ferramenta “carrinho”. A novidade possibilita que clientes confiram o catálogo de produtos de uma loja pelo WhatsApp e reúnam no carrinho os itens que pretendem comprar, para iniciar as negociações por mensagem com o vendedor. A função está disponível no aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS) e chega para facilitar o processo de compras na plataforma antes das festas de fim de ano.
A opção “carrinho” do WhatsApp aparece ao abrir a conversa com alguma conta comercial no mensageiro. Ao acessar o catálogo de produtos da loja em questão, é possível conferir o valor e itens à venda, e selecionar quais planeja comprar com a opção “adicionar ao carrinho”. O funcionamento é semelhante ao carrinho de outros e-commerce: o usuário pode remover e adicionar mais itens, ou mudar a quantidade do produto. Quando se decidir, basta enviar o carrinho para o vendedor para fazer o pedido e pagá-lo.
O WhatsApp tem implementado novidades à versão comercial do mensageiro nos últimos meses. O aplicativo se prepara para ganhar a função checkout, que adicionará a opção de pagamento direto na plataforma, para que clientes realizem todos os passos da compra pelo próprio WhatsApp. Segundo a empresa, mais de 175 milhões de pessoas entram em contato com um usuário do WhatsApp Business todos os dias, e 13 milhões de brasileiros acessam algum catálogo de produtos por mês.
Fonte: Techtudo