Please enable JS

Blog

notebook_16

4 dicas para fazer o sinal da rede WiFi chegar a todos os cantos da casa

12 de julho de 2018 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

A internet sem fio através da rede WiFi fez “milagres” na vida do homem moderno. Poder usa o computador, smartphone ou tablet em qualquer canto da casa – seja no quarto, na cozinha ou até mesmo no banheiro – é uma grande “dádiva” da qual podemos desfrutar atualmente e com que muitos de nossos antepassados nem sonhavam. No entanto, nem tudo são flores quando o assunto é a qualidade do sinal emitido pelos roteadores.

Quem tem WiFi em casa já sabe: sempre tem aqueles lugarzinhos onde a internet simplesmente não chega. E parece não adiantar apelar para maneiras nada comuns para melhorar o sinal da rede. No entanto, há soluções plausíveis e que realmente podem solucionar – ou pelo menos amenizar – o problema. Vamos a elas?

1. Atualizar o hardware e o software do seu roteador
Se você está enfrentando dificuldades com a sua rede WiFi, seja na conexão ou na qualidade do sinal, que está fraco em determinado local, atualizar o software de seu roteador pode minimizar os problemas. Essa é uma dica batida e que muitos provavelmente já devem estar carecas de saber.

Porém, vale a pena recordar: acesse o site do fabricante e procure pelo modelo do seu roteador. Se houver, baixe a atualização, acesse o dispositivo através do navegador e faça o upgrade de firmware. Para mais dúvidas sobre o assunto, recomendamos o tutorial em vídeo como configurar uma rede sem fio.

Quando o assunto é o hardware, é preciso “batalhar” um pouco mais para atualizar seu dispositivo. Como muitos consumidores recebem o roteador – às vezes junto com o modem – da empresa de telefonia que está oferecendo o serviço de internet, trocar o aparelho por conta própria nem sempre é uma opção. Nestes casos, vale a pena ligar para a companhia e verificar se não há um modelo mais recente do seu equipamento e como trocá-lo.

Mas caso o roteador seja seu, comprar um melhor não vai ser um grande problema.

2. Reposicionar o roteador
Mesmo que a dica seja batida e já pareça ser “senso-comum”, há algumas sugestões novas e valiosas que podem resolver o problema de posicionamento do roteador sem fio. Uma delas é o WiFi Solver FDTD, um aplicativo para Android que ajuda as pessoas a encontrarem o melhor lugar para colocar o dispositivo.

O princípio do aplicativo – de todas as dicas sobre reposicionamento do roteador – se baseia na ideia de centralizar o dispositivo. Portanto, o recomendado é deixar o equipamento em uma área que pareça estar equidistante de todas as pontas da casa. Pense nele como se fosse o centro de uma bolha, o que vai facilitar a busca pelo local perfeito.

3. Usar repetidores de sinal
Todos já devem ter visto aqueles aparelhos que são colocados nas tomadas e prometem resolver todos os problemas com as redes WiFi. Na verdade, os repetidores podem ser a solução, mas apenas em casos específicos.

Funcionando apenas como um aumentador do sinal, os repetidores apenas retransmitem o que é captado pelo roteador principal. Apesar de favorecerem a qualidade da rede transmitida, a velocidade nem sempre é satisfatória. É como se o seu notebook estivesse com todas as “barrinhas do WiFi” preenchidas, mas navegando em uma internet bem lenta.

Configurá-lo, entretanto, geralmente não é uma tarefa difícil. Basta plugá-lo na tomada, conectá-lo através de um cabo de rede (que geralmente acompanha o produto) a um computador, acessar as suas configurações e colocá-lo como um repetidor de sinal. Os dados para acesso do aparelho geralmente estão localizados em sua carcaça.

Outra solução, antiga, mas eficiente, são os adaptadores Powerline, dispositivos que aproveitam a rede elétrica para transmitir dados simultaneamente à energia. Geralmente composto de dois aparelhos, um deles é conectado ao roteador e envia o sinal para os fios da rede elétrica. O outro, plugado em uma tomada distante, envia os dados para os computadores conectados a ele.

4. Seguir as dicas tradicionais
Algumas dicas tradicionais, mas não menos importantes, também devem ser observadas se você quiser levar a rede WiFi para todos os cantos da sua casa. Uma delas é buscar um canal de transmissão que esteja liberado e que favoreça o sinal de sua internet. O Wi-Fi Analyser, para Android, pode ajudar nesse sentido.

Tirar do caminho aparelhos que causam interferência, como fornos de micro-ondas e telefones sem fio, e evitar obstáculos e barreiras físicas também são essenciais para melhorar a qualidade do sinal nos cômodos de sua residencial. E não se esqueça de atualizar o driver do adaptador de rede do seu computador e verificar se não há espertinhos roubando a sua conexão WiFi.

Fonte: Tecmundo

Imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

Empresa diz que mais de 100 milhões de brasileiros tiveram dados de celulares expostos

Anunciantes compartilhando seus dados com… agências de inteligência

26 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Marco Civil da Internet: o que é e quais os impactos gerados em seus 10 anos

24 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA já supera os humanos em tarefas básicas, revela relatório

22 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Meta lança assistente de IA no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger

19 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Drive recebe modo escuro oficialmente na web; saiba como ativar

18 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

YouTube age contra apps de celular que cortam anúncios

17 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc