Please enable JS

Blog

4 formas que a Inteligência Artificial vai transformar a TI em 2024

8 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

A Tecnologia da Informação (TI) está prestes a passar por uma atualização e aprimoramento de grandes proporções, graças à crescente influência da Inteligência Artificial (IA).

De acordo com dados da International Data Corporation (IDC), os investimentos em IA estão projetados para aumentar de US$ 50,1 bilhões, em 2020, para mais de US$ 110 bilhões em 2024. Essa ascensão meteórica da IA sinaliza uma mudança radical no cenário tecnológico, oferecendo a profissionais autônomos de TI a oportunidade de se lançarem na vanguarda dessa transformação.

Neste artigo, vamos explorar 4 tendências de Inteligência Artificial que devem impactar a TI em 2024, com foco em áreas cruciais, como gerenciamento de rede, automação de processos e verificações de qualidade. Além disso, confira como o programa Dell Expert Network pode te ajudar a sair na frente nessa jornada.

A IA se tornará mais acessível

Segundo a Forbes Tech, especialistas apontam que em 2024 as ferramentas de inteligência artificial estarão muito mais acessíveis.

Os custos associados à implementação de sistemas de IA estão diminuindo, o que significa que profissionais autônomos e microempresas de TI poderão aproveitar os benefícios da IA sem comprometer seus orçamentos. Isso pode resultar em maior capacidade de absorção de projetos, além de trazer mais eficiência e economia com processos automatizados.

Para os profissionais de TI que investem em seus próprios negócios ou oferecem prestação de serviços, essa informação reforça a necessidade de manter-se atualizado, saber como explorar esses recursos a seu favor e não ficar para trás da concorrência.

A IA se tornará mais segura

A segurança é uma prioridade crescente na IA, e isso é especialmente relevante para profissionais autônomos de TI e microempresas.

De acordo com especialistas, em 2024 a proteção de sistemas de IA contra ameaças cibernéticas será uma preocupação central, com novas tecnologias e técnicas de segurança sendo desenvolvidas para fortalecer a integridade dos sistemas de IA. Esse enfoque aprimorado é fundamental, já que profissionais de TI frequentemente lidam com dados sensíveis de clientes e informações comerciais críticas.

Isso significa que, quem trabalha com TI poderá contar com sistemas mais robustos e protegidos, proporcionando uma base segura para suas operações. O investimento em segurança das IAs é a garantia de que seus negócios e os dados confidenciais dos seus clientes estarão resguardados, permitindo a você focar no crescimento e no sucesso da sua carreira.

IA de Machine Learning se tornará ainda mais sofisticada

Em 2024, os sistemas de IA baseados em Aprendizado de Máquina (Machine Learning) atingirão novos patamares de sofisticação. Isso é uma excelente notícia para profissionais autônomos e microempresas de TI, pois esses sistemas serão capazes de aprender e se adaptar de forma mais rápida e eficiente.

O que isso significa, na prática? A capacidade de criar soluções mais inteligentes, eficazes e personalizadas para suas necessidades e as de seus clientes. No campo do gerenciamento de rede, por exemplo, isso se traduz em redes mais confiáveis e com menor probabilidade de falhas.

Na automação de processos, significa uma otimização de tarefas rotineiras, liberando mais tempo para atividades estratégicas e garantia de qualidade de serviços, resultando em trabalhos mais precisos e eficientes. Ou seja, clientes mais satisfeitos.

O uso da IA será ampliado na área de TI

Além das inovações já mencionadas, é importante destacar como a IA se estenderá a outras áreas da TI.

Com a IA se tornando cada vez mais capaz de entender e responder à linguagem humana. Isso se traduz em:

  • Otimização do suporte ao cliente, com respostas mais rápidas e adequadas, aumentando a satisfação e a fidelidade.
  • Aprimoramento de análise de dados, apoiando decisões de forma embasada, estratégica e mais “humanizada”.
  • Maior previsibilidade de falhas de hardware de acordo com as particularidades de cada projeto, promovendo um escudo contra interrupções indesejadas, garantindo operações contínuas e minimizando perdas.
  • Para profissionais autônomos de TI, essa ampliação das aplicações da IA representa uma oportunidade de aprimorar seus serviços e aumentar a eficiência operacional. Ao integrar a IA em diversas facetas de seus negócios, você estará mais bem preparado para atender às demandas de um mercado em constante evolução e destacar-se da concorrência.

Fonte: Tecmundo

Posts relacionados

Como usar ChatGPT, Gemini e outras IAs com segurança

27 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
'Não é bem assim': conheça os princípios da segurança digital que apps 'esquecem' em suas promessas de privacidade

A sua TV, seu smartphone e seus alto-falantes inteligentes estão espionando você?

7 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Comece o ano com uma faxina digital

5 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
facebook

Saiba por que você deve desativar o histórico de links do Facebook e como fazê-lo

2 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Extensões de navegador perigosas

30 de janeiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

ChatGPT testa atalho para comandos de voz no Android

26 de janeiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc