Please enable JS

Blog

tecnologia-3

5 temas que definem o mercado consumidor de tecnologia, segundo a GfK

3 de maio de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Entender o que o público pensa é o grande desafio das fabricantes na hora de colocar um produto nas lojas. A empresa de consultoria GfK também acha isso, mas encontrou respostas interessantes sobre o mercado atual e apresentou algumas tendências globais para eletrônicos.

Segundo Friedemann Stoeckle, representante da GfK, o mercado de bens de consumo de tecnologia deve gerar 1,052 trilhão de euros em vendas só em 2019, um crescimento de 1% em relação ao ano anterior. Alguns setores estão freando, como aparelhos para escritório e TI, mas os outros — incluindo celulares — puxam os números para cima.

Além disso, ele apresentou cinco tendências que devem ser identificadas para 2019. Você se encaixa nelas?

1. Desempenho
O consumidor exige cada vez mais performance do produto comprado, mesmo que ele não seja exatamente da faixa de preço que garanta maior primor técnico. O produto deve ser rápido e ao menos trabalhar em alguns aspectos como um top de linha.

2. Simplificação
Vale a regra do “menos é mais” no design e também na quantidade de funções ou de passos para realizar alguma tarefa no aparelho. Controle via gestos ou comandos de voz são apreciados, e o consumidor pede que todos os dispositivos estejam rapidamente conectados entre si.

3. Experiência premium
O público vem buscando comprar itens de sua preferência, mas que também sejam interessantes para serem mostrados a outras pessoas. Para muita gente, já é possível até mesmo fazer alguns sacrifícios e malabarismos nas finanças para adquirir um item assim.

4. O “borderless shopping”
Essa tendência de “compras sem fronteiras” significar dar ao consumidor a habilidade de adquirir produtos onde e quando ele quiser, com mobile sendo o principal meio. Inclusive, 65% dos entrevistados pela GfK concordaram com a frase “Eu sinto que eu agora estou mais em controle do que nunca na hora de escolher o melhor produto para comprar”.

5. Economias em desenvolvimento
Essa é uma tendência extra. Ela indica o alto impacto do mercado de tecnologia em economias em desenvolvimento, como Ásia e América Latina. Ambas as regiões estão amadurecendo, e agora o mercado também passa a entender melhor esses locais e direcionar para cada um deles os produtos que serão mais bem aceitos.

Fonte: Tecmundo

Imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

Empresa diz que mais de 100 milhões de brasileiros tiveram dados de celulares expostos

Anunciantes compartilhando seus dados com… agências de inteligência

26 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Marco Civil da Internet: o que é e quais os impactos gerados em seus 10 anos

24 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA já supera os humanos em tarefas básicas, revela relatório

22 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Meta lança assistente de IA no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger

19 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Drive recebe modo escuro oficialmente na web; saiba como ativar

18 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

YouTube age contra apps de celular que cortam anúncios

17 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc