Please enable JS

Blog

8 dicas para poupar e preservar a bateria do celular

8 dicas para poupar e preservar a bateria do celular

13 de novembro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Ficar sem comunicação, hoje em dia, não é uma opção. Ainda bem que as fabricantes têm investido em novos smartphones com baterias de maior potência e, para os demais, temos os power banks e baterias portáteis para situações de emergência.

Como toda ajuda é bem-vinda, seguem oito dicas sobre como fazer a bateria do seu celular durar mais tempo e manter a eficiência por um período maior de uso no longo prazo.

Para garantir a bateria até o final do dia, siga as quatro dicas a seguir.

1- Ative o modo de economia de bateria

Tanto nos aparelhos com sistema Android como em iPhones da Apple, há formas de regular o uso da bateria em níveis diferentes. Nos Androids, o modo Otimizado mantém o desempenho equilibrado, enquanto o modo de economia vai limitando funções em segundo plano, velocidade de processamento e elementos visíveis como o brilho da tela.

Nos iPhones, em Configurações – Bateria, é possível acompanhar a saúde da bateria e escolher Carregamento Otimizado, para reduzir o desgaste do uso. Também é possível ligar o modo Pouca Energia, que também reduz temporariamente as atividades em segundo plano.

Entretanto, em nenhum dos sistemas os fabricantes recomendam manter o modo Economia ou Pouca Energia acionado o tempo todo. O melhor é seguir as demais dicas.

2- Diminua o brilho da tela

A conta é simples: quanto mais brilhante a tela, maior o consumo. Apesar de muitos aparelhos possuírem tecnologias que ajustam o brilho do display de acordo com a luminosidade do ambiente e/ou compreenderem o nível que mais agrada ao usuário, o ideal é desabilitar o recurso e ajustar a intensidade manualmente.

Uma dica extra aqui é manter as interfaces do sistema com cores escuras e também aplicar um tema ou papel de parede escuro (o ideal seria 100% preto), para economizar no brilho e na bateria.

3- Menos vibração, mais bateria

Deixe a vibração para quando você realmente não pode utilizar os sinais sonoros do smartphone, como em uma reunião. Como o motor vibratório precisa ser potente o suficiente para chamar nossa atenção, ele consome bastante energia. Se não for essencial durante todo o tempo, desligue o recurso, bem como o retorno vibratório durante a digitação.

4- Gerencie as conexões de rede

Considere ligar as conexões Bluetooth, rede de dados e GPS apenas quando necessário, já que consomem bastante energia quando ativas. Solução um pouco mais drástica é ativar o Modo Avião, para salvar aquele tiquinho de bateria que resta para uma última mensagem ou ligação de emergência.

E para garantir uma vida longa e duradoura da bateria original do seu smartphone, recomenda-se as seguintes atitudes importantes:

1- Evite calor e frio excessivos

Tente proteger seu smartphone das temperaturas extremas, com ênfase para as mais altas, pois elas comprometem o desempenho das baterias, em especial, as de íons lítio, que perdem capacidade e podem sofrer até danos irreversíveis. Atenção, portanto, ao deixar o celular exposto ao sol no carro, na praia ou piscina ou a fontes de calor por longos períodos.

2- Original sim, por favor

É uma dorzinha na alma quando o carregador original estraga. Porém, conhece o ditado popular que diz que o barato pode sair mais caro? Neste caso, aplica-se perfeitamente. Carregadores originais e compatíveis com a marca e modelo vêm com padrão de voltagem e amperagem ideais para o aparelho, o que preserva a integridade e a capacidade da bateria no longo prazo.

3- Deixe o smartphone “descansar”

Evite utilizar seu smartphone enquanto ele carrega. Ao mexer no aparelho, o sistema superaquece (dá até pra sentir!) e isso pode danificá-lo. O uso nesses momentos também acarreta algo que você não deseja: mais tempo na tomada. Segure a ansiedade, é rapidinho!

4- Nem zero, nem 100

Os especialistas recomendam que você evite deixar seu celular descarregar totalmente. Ao mesmo tempo, você deve tentar removê-lo da fonte de energia logo que a carga chegar a 100%, sem deixá-lo carregando a noite toda, por exemplo.

Esses extremos causam estresse no sistema de processamento de dados e alerta para o excesso de energia. Como tudo na vida, equilíbrio é o ideal.

Fonte: Techtudo

Posts relacionados

abc