Please enable JS

Blog

Celular reiniciando sozinho? Veja 5 soluções possíveis para o problema

2 de dezembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

O celular Android pode reiniciar sozinho por diversos motivos. Sistema operacional desatualizado, muitos aplicativos rodando em segundo plano e memória cheia podem ser a causa de instabilidades e travamentos. Esse tipo de inconstância pode fazer com que o celular reinicie sozinho, sem nenhum comando por parte do usuário.

Na lista abaixo, o TechTudo reuniu cinco dicas com soluções que podem evitar a reinicialização constante do celular. Confira, a seguir, alguns passos para seguir caso o seu smartphone apresente os problemas.

1. Atualizar o Android

É possível que o celular apresente algumas instabilidades se o sistema operacional não estiver atualizado. Normalmente, os updates do Android trazem uma série de correções de bugs e falhas, que podem ser as causas de travamentos, reinicializações constantes e até desligamentos inesperados. Por isso, é importante manter o celular sempre atualizado.

Para checar se há atualizações disponíveis para o seu smartphone, vá até as configurações do celular e toque em “Sistema”. Em seguida, selecione “Avançado” e, depois, “Atualizações do sistema”.

Veja se há updates disponíveis e mantenha o seu Android sempre atualizado — Foto: Reprodução/Clara Fabro

2. Atualizar os aplicativos do celular

Também é possível que o celular reinicie sozinho por problemas relacionados a aplicativos. Nesse caso, é importante manter todos os apps sempre atualizados porque se a falha for causada por uma versão antiga do aplicativo, é provável que ela seja corrigida com um update.

Para atualizar apps, vá até a Play Store e toque sobre sua foto, no canto superior direito da tela, para acessar o seu perfil. Em seguida, selecione “Gerenciar apps e dispositivos” e toque em “Atualizações disponíveis” para verificar os updates pendentes. Atualize os aplicativos de uma única vez, tocando em “Atualizar tudo”.

Se o celular reiniciar quando você estiver usando um app específico, é possível que ele seja a causa do problema. Caso o app já tenha sido atualizado e o problema persistir, o ideal é encontrar um substituto, pois é provável que o celular tenha limitações para rodar o aplicativo em questão.

Mantenha os aplicativos sempre atualizados para evitar possíveis falhas no celular — Foto: Reprodução/Clara Fabro

3. Liberar espaço no dispositivo

Algumas falhas também podem ser causadas por falta de armazenamento no celular. Por isso, é importante deixar parte da memória livre no dispositivo. Você pode liberar espaço no smartphone desinstalando apps que não usa mais e apagando fotos que já têm backup na nuvem, por exemplo. Apps como o Google Files também podem ser úteis, já que enviam sugestões periódicas para liberar memória, com avisos de memes, capturas de tela antigas e fotos desfocadas que estão apenas ocupando espaço no dispositivo.

Feche os aplicativos após utilizá-los para evitar que rodem em segundo plano e congestionem o aparelho — Foto: Reprodução/Clara Fabro

5. Conferir se a bateria do celular está encaixada corretamente

Essa dica vale para dispositivos mais antigos e com baterias removíveis. Se você deixou o celular cair no chão recentemente e logo em seguida reparou que ele começou a desligar ou reiniciar sozinho, pode ser que a bateria não tenha sido inserida da forma correta.

Por isso, pode ser interessante remover a bateria e encaixá-la novamente no celular. Além disso, ainda vale checar se a capa externa do smartphone também está encaixada corretamente, ou ainda se a capinha protetora do celular não está mal posicionada e pressionando o botão de desligar.

Com informações de Google, MakeUseOf, Komando e Technipages.

Fonte: Techtudo

Posts relacionados

Três em cada cinco brasileiros desconhecem o fenômeno “deepfake”

25 de janeiro de 2022 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Banco Central adia para outubro implementação da terceira fase do 'open banking'

Banco Central comunica vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix

24 de janeiro de 2022 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Instagram Reels, rival do TikTok, aumenta a duração dos vídeos para 60 segundos

Instagram Remix chega para todos os vídeos da rede; veja como usar

21 de janeiro de 2022 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Safari tem bug que revela histórico do usuário e dados da conta do Google

20 de janeiro de 2022 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

6 tendências tecnológicas que impactarão o setor de segurança em 2022

19 de janeiro de 2022 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Como montar uma loja virtual grátis? Conheça seis opções de plataformas

18 de janeiro de 2022 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc