Please enable JS

Blog

Comece o ano com uma faxina digital

5 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Como começar o Ano Novo com uma faxina digital: cancele a assinatura de serviços desnecessários, organize dados redundantes, feche contas não utilizadas, fortaleça senhas fracas e muito mais.

Qual é uma das melhores maneiras de dar o pontapé inicial para garantir um 2024 positivo e produtivo? Considere fazer uma faxina digital, uma limpeza de verão para o seu espaço online. Esta prática contribuirá, sem dúvida, para um ano mais produtivo. Reunimos algumas dicas: como se livrar de coisas inúteis, eliminar as distrações e aborrecimentos e melhorar sua organização digital.

1. Exclua arquivos desnecessários

Primeiro, o básico: exclua os arquivos inúteis. Essa etapa pode parecer fácil, mas na verdade pode demorar um pouco, simplesmente porque todos nós temos uma enorme quantidade de arquivos. Assim, é essencial não se deixar intimidar pela tarefa. Tente dividi-la em pequenas etapas, por exemplo, exclua 10, 20 ou 50 arquivos por dia (ou várias vezes ao dia).

Os principais locais onde você encontra arquivos inúteis:

  • A área de trabalho. Esse é o local mais óbvio para começar a faxina digital. Depois de eliminar os atalhos e arquivos antigos da área de trabalho, você não ganha apenas espaço de armazenamento, mas um ambiente organizado. Isso pode aumentar a produtividade, elevar o ânimo e ajudar você a enfrentar as próximas etapas da faxina digital!
  • A pasta “Área de trabalho antiga”. Provavelmente, essa pasta existe em algum lugar no SSD do computador (ou algo semelhante, como “Unidade de disco antiga” ou “Arquivos de computador antigos”). E dentro dela, pode haver outra “Área de Trabalho Antiga”; e dentro dela, outra, e assim por diante. Pode ser intimidante, mas é hora de abordar de uma vez por todas esse emaranhado de diretórios confusos.
  • A pasta downloads. Documentos antigos, arquivos de instalação de programas excluídos há muito tempo, imagens salvas há mais de uma década e outras relíquias digitais: é possível que você nem precise mais disso tudo. E não se esqueça de limpar a pasta de downloads não apenas no computador, mas também no smartphone (e no tablet, se for o caso).
  • A galeria de fotos do smartphone. Se você excluir todas as fotos duplicadas, capturas de tela sem motivo claro e vídeos acidentais, você pode descobrir que é possível adiar a compra de um novo smartphone com mais memória por mais um ou dois anos. Aplicativos especializados podem ajudar na busca por duplicatas exatas ou arquivos semelhantes, como identificar uma série de fotos idênticas e manter apenas uma ou duas delas. Procure nas lojas de aplicativos usando a palavra-chave “arquivos duplicados”.
  • O armazenamento na nuvem. O processo é semelhante ao da pasta da área de trabalho antiga, mas na nuvem. Obviamente, é possível pagar por espaço extra e guardar os arquivos por mais alguns anos. Mas, será que não seria melhor já se livrar deles?
  • Arquivos grandes e duplicados no computador. Caso precise liberar espaço rapidamente no disco rígido/SSD, a maneira mais fácil é excluir alguns arquivos grandes ou se livrar de arquivos idênticos, cuidadosamente, espalhados em pastas diferentes. Para pesquisar os arquivos grandes automaticamente, é possível usar o recurso Arquivos Grandes na guia Desempenho do aplicativo Kaspersky. Ao especificar o tamanho mínimo e a área de pesquisa, o computador inteiro ou as pastas selecionadas, em alguns minutos, você receberá uma lista completa de arquivos com limite de tamanho excedido. Em seguida, é possível optar pela exclusão em massa ou individual dos arquivos.

Também na guia Desempenho, é possível localizar e remover os arquivos duplicados.

Depois de terminar de remover os arquivos desnecessários, não se esqueça de esvaziar a Lixeira, ou a pasta “Fotos excluídas”, caso seja a galeria de fotos do smartphone.

2. Limpe o e-mail e os aplicativos de mensagem

A próxima etapa importante da faxina digital é classificar os aplicativos de e-mail e mensagens. Isso diminui o espaço ocupado pela correspondência, e o mais importante, otimiza a experiência de uso tanto do e-mail quanto dos aplicativos de mensagem. O que fazer primeiro?

  • Fique livre das mensagens não lidas. Esses números assustadores em círculos vermelhos pairando sobre os ícones do aplicativo de mensagens podem realmente irritar, além de atrapalhar a leitura de novas mensagens recebidas. Isso pode fazer com que algo importante seja ignorado, as prioridades fiquem confusas, um prazo ou uma reunião sejam perdidos e assim por diante. Assim como a limpeza de arquivos, a classificação de e-mails e mensagens não lidas pode levar algum tempo. É por isso que uma abordagem constante e sistemática funciona melhor: tente dividir o processo em pequenas etapas. Sempre que possível, tente ter menos itens não lidos ao final de cada dia, mais cedo ou mais tarde, será possível zerar tudo isso.
  • Cancele a assinatura de newsletters por e-mail e canais de mensagens desnecessários. Esta etapa também pode ajudar na tarefa anterior. Eliminar os feeds de informações desnecessários reduzirá o número de novos itens não lidos para que seja possível zerar tudo isso ainda mais rápido. Assim, é preciso ser resoluto: em vez de simplesmente ignorar outra mensagem ou e-mail desinteressante, cancele a assinatura imediatamente.
  • Exclua os bate-papos antigos dos aplicativos de mensagem. A correspondência com um corretor de imóveis sobre o apartamento que você comprou há três anos, a comunicação com transportadoras e outras mensagens semelhantes de valor inestimável algum dia formarão a base de suas memórias. Brincadeira, é claro: exclua tudo isso sem hesitar.
  • Exclua e-mails com anexos grandes. O provedor de e-mail está enviando mensagens irritantes para informar que o espaço de armazenamento está prestes a acabar? A maneira mais fácil de limpar rapidamente a caixa de entrada é excluir os e-mails antigos com anexos grandes. A maioria dos provedores e programas de e-mail permite encontrá-los sem muita dificuldade. É mais fácil com o Gmail: para encontrar todos os e-mails com mais de 10 megabytes, basta inserir “size:10000000” na barra de pesquisa.
  • Limpe a pasta de spam. E-mails de spam individuais normalmente não ocupam muito espaço. Mas, caso não tenha verificado a pasta de spam por algum tempo, pode haver um número significativo de mensagens aguardando sua atenção. Excluir essas mensagens ajudará você a ficar bem abaixo do limite da sua caixa de correio.

3. Feche as guias antigas

Agora é hora de lidar com o programa que mais usamos: o navegador. As guias antigas deixadas abertas por meses, senão anos, não apenas consomem a memória do dispositivo, mas também dificultam a localização das informações relevantes de que realmente precisamos. Além disso, deixar muitas guias abertas pode representar um sério obstáculo para a atualização do navegador, que, a propósito, é um dos procedimentos de organização digital mais importantes que existem.

Portanto, tente se livrar de guias desnecessárias em todos os navegadores, inclusive no smartphone. Duas abordagens são viáveis: agir de forma decisiva e fechar rapidamente todas as guias, seja qual for o conteúdo, ou proceder gradualmente fechando lotes de 10 a 20 de cada vez, verificando se há algo importante entre elas. É possível adicionar as que são realmente necessárias aos favoritos ou grupos de guias.

E falando em navegador, também é uma boa ideia limpar o cache. Caso nunca tenha feito isso antes, talvez fique surpreso com a quantidade de espaço que ocupa. Além disso, é aconselhável analisar as extensões instaladas no seu navegador. Se houver algo que você não está usando, agora pode ser a hora certa para desinstalar.

4. Cancele as assinaturas desnecessárias

Quase todos os serviços on-line hoje em dia oferecem algum tipo de assinatura paga, senão várias. E essas assinaturas podem começar a se acumular além de todos os limites razoáveis. Quanto custa tudo isso? Vai saber?! É sério, as pessoas muitas vezes não têm ideia de quanto pagam por todas as assinaturas digitais, normalmente as despesas totais são subestimadas várias vezes em comparação com a realidade.

Portanto, o cancelamento de assinaturas desnecessárias não apenas traz benefícios financeiros imediatos, mas também o benefício será provavelmente maior do que imaginamos. Por outro lado, a tarefa não é tão simples: é necessário lembrar de todas as assinaturas, reunir e organizar as informações sobre cada uma delas, classificá-las, e só então você entenderá o que deve ser cancelado. Pode haver também assinaturas familiares, com duplicatas nos vários dispositivos dos membros da família.

5. Remova os aplicativos inúteis

Provavelmente existem aplicativos no seu smartphone que não são usados há mais de um ano. Ou talvez existam aqueles que nunca foram abertos. Eles não apenas ocupam a memória do dispositivo, mas também podem consumir lentamente o tráfego da Internet e a energia da bateria e, o mais importante, obstruem a interface e podem continuar a coletar dados sobre o smartphone (e sobre você).

Finalmente, é hora de se livrar deles! Excluindo pelo menos um aplicativo por dia, dentro de cerca de um mês, você elimina todos os aplicativos desnecessários e coloca em ordem a tela inicial do seu smartphone.

6. Desative as notificações desnecessárias

Um dos principais obstáculos para a tranquilidade digital pode ser o fluxo interminável de notificações que fluem de quase todos os aplicativos atualmente, seja um rastreador fitness ou uma calculadora. Mas, felizmente, não estamos à mercê de nossos telefones neste caso. Portanto, revise a lista de aplicativos com permissão para enviar notificações e remova os desnecessários.

Aqui, existem duas soluções. A primeira é radical: desative as notificações para todos os aplicativos, exceto os mais essenciais, aplicativos bancários, ferramentas de trabalho e aplicativos de mensagem. O segundo é moderado: identifique os aplicativos que abusam descaradamente das notificações, que fazem disparos sem um bom motivo, e desative essas pragas.

Você pode aprimorar sua experiência desativando notificações em aplicativos de mensagens para contatos, canais e bate-papos menos importantes. Além disso, dê uma olhada nas configurações do modo de foco. Eles estão disponíveis em todos os sistemas operacionais modernos, como Android, iOS/iPadOS, Windows e macOS. Eles permitem limitar o número de notificações e outros ruídos digitais por um período definido.

Além disso, não se esqueça de que não são apenas os aplicativos que enviam notificações atualmente; muitos sites também usam os sistemas de notificação integrados no navegador para essa finalidade. Portanto, tenha a certeza de desativar todas as notificações desnecessárias também.

7. Exclua as contas inúteis

Contas com serviços on-line, mesmo os menos importantes, sempre representam um risco potencial. Caso uma conta seja invadida, ela poderá ser usada para fraudes, lavagem de bens roubados, ataques a outros usuários e muito mais; e tudo isso feito em seu nome. E se um cartão bancário estiver vinculado a essa conta, poderá haver consequências prejudiciais.

Portanto, é melhor não deixar as contas largadas: caso não precise mais de uma conta específica, é aconselhável excluí-la. Esta parte da faxina pode ser desafiadora: é necessário lembrar quais contas foram criadas, depois as credenciais de login usadas para elas. Só depois é possível excluí-las. Mas vale muito a pena fazer isso!

Para evitar a sobrecarga, tente excluir pelo menos uma conta desnecessária por semana. E já que estamos falando sobre isso, recomendo adicionar todas as suas contas em um gerenciador de senhas. Assim, ao centralizar todas as senhas em um único local seguro, você poderá efetuar login com facilidade em apenas alguns cliques. Isso significa que, na próxima vez, organizar suas informações, não será mais um problema.

Além disso, se algum dos serviços usados estiver comprometido, você receberá uma notificação do gerenciador de senhas para poder agir imediatamente (alterando a senha ou excluindo a conta).

8. Altere as senhas inseguras

Ao usar a mesma senha em diferentes plataformas, aumenta-se o risco de comprometimento da segurança. Se um serviço for violado e os invasores obtiverem a senha, é provável que tentem usá-la em outras contas através da técnica conhecida como preenchimento de credenciais. Usar a mesma senha para várias contas aumenta o risco de várias contas serem invadidas ao mesmo tempo, o que pode ser altamente inconveniente e desagradável.

As senhas inseguras precisam ser alteradas, e quanto mais cedo melhor. As senhas que já foram comprometidas devem ser substituídas imediatamente. Ao alterar as senhas usadas em vários lugares, é possível executar o processo passo a passo com a edição de algumas contas por vez.

Fonte: Blog Kaspersky

Posts relacionados

Como usar ChatGPT, Gemini e outras IAs com segurança

27 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

4 formas que a Inteligência Artificial vai transformar a TI em 2024

8 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
'Não é bem assim': conheça os princípios da segurança digital que apps 'esquecem' em suas promessas de privacidade

A sua TV, seu smartphone e seus alto-falantes inteligentes estão espionando você?

7 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
facebook

Saiba por que você deve desativar o histórico de links do Facebook e como fazê-lo

2 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Extensões de navegador perigosas

30 de janeiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

ChatGPT testa atalho para comandos de voz no Android

26 de janeiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc