Please enable JS

Blog

celular

Cuidado! Popular app CamScanner para Android está infectado com malware

29 de agosto de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Um time de cientistas da empresa de segurança Kaspersky descobriu um malware embutido em um aplicativo para Android que é útil, popular e muito baixado na loja virtual da Google. Trata-se do CamScanner, um serviço que tira fotos de documentos e cria um documento em PDF com eles, imitando o funcionamento de um scanner tradicional.

O problema é a presença de uma ameaça batizada de Trojan-Dropper.AndroidOS.Necro.n, que já era encontrado pré-instalado com alguma frequência em smartphones chineses. Ele se disfarça em banners publicitários e outras formas de anúncio, baixando vários pacotes de conteúdo para o seu aparelho sem precisar da autorização do usuário — e que normalmente são mais portas de entrada.

Na pior das hipóteses, criminosos podem ser capazes de controlar remotamente o seu dispositivo e roubar informações pessoais, além de cadastrar você em serviços de assinatura sem qualquer permissão.

E agora?
Em resumo, o CamScanner não é um vírus por si só: o app de scanner em si é inofensivo e a versão paga, que elimina qualquer publicidade, não oferece perigos para o seu dispositivo. O problema é que a biblioteca de anúncios embutida na alternativa gratuita foge do controle da desenvolvedora e da própria Google, o que pode acontecer com qualquer software da loja virtual. As empresas, entretanto, têm a sua parcela de culpa por permitir a entrada desse tipo de ameaça em seus códigos.

A desenvolvedora INTSIG aparentemente já lançou uma atualização que renovou a biblioteca de anúncios e eliminou o malware, mas todo cuidado é pouco com o CamScanner para Android a partir de agora. Na Google Play, o download para quem nunca instalou ele aparece como “não compatível”, o que deve significar uma suspensão por tempo indeterminado. Algumas resenhas de usuários indicam que alguns antivírus mobile chegaram a notificar a presença de códigos maliciosos com antecedência.

Se você tem o aplicativo instalado, é recomendável a desinstalação.

Fonte: Tecmundo
Imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

Empresa diz que mais de 100 milhões de brasileiros tiveram dados de celulares expostos

Anunciantes compartilhando seus dados com… agências de inteligência

26 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Marco Civil da Internet: o que é e quais os impactos gerados em seus 10 anos

24 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA já supera os humanos em tarefas básicas, revela relatório

22 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Meta lança assistente de IA no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger

19 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Drive recebe modo escuro oficialmente na web; saiba como ativar

18 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

YouTube age contra apps de celular que cortam anúncios

17 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc