Please enable JS

Blog

Dell projeta futuro em que todo PC terá inteligência artificial

4 de março de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

É o que argumenta Meghana Patwardhan, vice-presidente de PCs e software comerciais da Dell.

A inteligência artificial se tornou prioridade número um entre as maiores empresas de tecnologia do planeta. E as que ainda não lançaram nenhuma ferramenta de IA — como a Apple, por exemplo –, estão se preparando para fazê-lo ao longo deste ano.

Se os gigantes de software estão apostando na tecnologia, os principais fabricantes de hardware também já se preparam para um futuro em que os dispositivos precisarão ter componentes específicos para viabilizar modelos complexos de IA.

Durante a conferência MWC 2024, Meghana Patwardhan, vice-presidente de PCs e software comerciais da Dell, afirmou que, no futuro, todo PC será um dispositivo com inteligência artificial. Mesmo que, atualmente, nem todos os consumidores considerem necessário possuir um hardware que possua suporte à tecnologia.

Recentemente, a Microsoft realizou uma mudança que é considerada uma das mais radicais dos últimos 30 anos. Agora, os novos teclados fabricados pela marca contam com uma tecla de atalho para o Copilot, o assistente de IA do Windows, indicando o caminho que os fabricantes de hardware e componentes de PC podem seguir no futuro.

O movimento deve se tornar ainda mais forte quando a Microsoft encerrar de vez o suporte para o Windows 10. Mas, até isso acontecer, os fabricantes estão se antecipando para ter capacidade de garantir uma boa oferta de hardware com suporte à IA, aproveitando os recursos que podem ser exclusivos do Windows 11 — ou, quem sabe, do Windows 12.

Embora boa parte das ferramentas de IA rodem em nuvem, os recursos mais inovadores podem ser potencializados se o hardware tiver recursos específicas para inteligência artificial. A Dell indicou, no MWC 2024, que o desfoque de fundo em videochamadas, por exemplo, pode ter um resultado muito melhor caso o dispositivo tenha hardware específico para a execução de IA.

Fonte: Giz Modo

Posts relacionados

Meta lança assistente de IA no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger

19 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Drive recebe modo escuro oficialmente na web; saiba como ativar

18 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

YouTube age contra apps de celular que cortam anúncios

17 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA começa a ser usada para corrigir provas de alunos

16 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Brasileiros passam pelo menos um quarto do dia no celular

15 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Programa Celular Seguro recebe atualização que simplifica o cadastro de telefones roubados

11 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc