Please enable JS

Blog

facebook

Facebook olhará popularidade de links fora da rede para combater fake news

11 de abril de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

O Facebook anunciou ontem uma série de medidas para reforçar o combate às fake news dentro da plataforma, uma medida mais do que necessária para tentar conter a sangria de desinformação que se tornou a rede social nos últimos anos.

São várias novidades, mas é possível destacar ao menos uma nova métrica usada pela rede para identificar material potencialmente falso. Essa medida é chamada de “Click-gap” e compara a popularidade de um link dentro da plataforma com a popularidade fora dela, em outros sites, a fim de avaliar se a viralização do material é orgânica.

Comparando o Facebook com a web
Esse novo medidor se baseará em um gráfico da web que funciona como “mapa” da internet e exibe domínios com muitos ou poucos links de entrada e saída de forma distinta, informa o Facebook.

“Click-Gap procura por domínios com um número desproporcional de cliques de saída do Facebook comparado com o seu lugar no gráfico da web”, explica a rede social. “Esse pode ser um sinal de que o domínio está sendo bem-sucedido no Feed de Notícias de uma maneira que não reflete a autoridade que ele construiu no ambiente externo a ele e está produzindo conteúdo de baixa qualidade”.

A novidade começou a funcionar ontem e será indicada no Feed de Notícias em todo o mundo.

Menos alcance a grupos de fake news
As novidades anunciadas pelo Facebook são partes de um conjunto de esforços chamado de “remover, reduzir e informar”, três grupos de ações que pretendem municiar os usuários contra as notícias falsas que se espalham pelo Facebook.

Outro recurso anunciado ontem, por exemplo, é a diminuição do alcance de publicações feitas em grupos conhecidos por espalharem desinformação pela rede social. Como vem acontecendo regularmente dentro da rede, a definição de fake news aqui é feita por grupos independentes, como a Associated Press ou a Agência Lupa, que atuam em parceria com o Facebook.

Combatendo desinformação em escala
Em paralelo às novas ferramentas disponibilizadas pelo Facebook ontem, a rede anunciou, também, uma iniciativa para desenvolver um processo colaborativo de combate a desinformação em grande escala.

A empresa revela que contará com especialistas externos, como acadêmicos, jornalistas, agências de verificação de fatos, pesquisadores e organizações da sociedade civil, para criar uma metodologia capaz de identificar e combater fake news e desinformação em grande volume dentro do Facebook.

A ideia, informa a rede social, é não deixar a seu próprio critérios o “julgamento sobre o que é verdade”.

Fonte: Tecmundo

Imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

Empresa diz que mais de 100 milhões de brasileiros tiveram dados de celulares expostos

Anunciantes compartilhando seus dados com… agências de inteligência

26 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Marco Civil da Internet: o que é e quais os impactos gerados em seus 10 anos

24 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA já supera os humanos em tarefas básicas, revela relatório

22 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Meta lança assistente de IA no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger

19 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Drive recebe modo escuro oficialmente na web; saiba como ativar

18 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

YouTube age contra apps de celular que cortam anúncios

17 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc