Please enable JS

Blog

Google Chrome ganha IA para organizar abas e criar temas

24 de janeiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

O Google Chrome recebeu nesta terça-feira (23) dois novos recursos baseados em IA. Como maior destaque, vem a possibilidade de gerenciar abas a partir de inteligência artificial, que é capaz de criar grupos ou sugerir maneiras de organizar as páginas abertas por temas.

IA para organizar abas

Nas palavras do próprio Google, a adição é voltada para quem está trabalhando em diversas tarefas de uma só vez, facilitando a localização de abas abertas e as agrupando de forma a otimizar a organização do navegador. Como exemplos, a empresa cita a organização de uma viagem, a pesquisa por um tópico e a busca por itens para comprar, tudo acontecendo de uma só vez.

Ao usuário, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção de organizar automaticamente, que pode também sugerir nomes para os grupos de guias. Emojis e títulos customizados também podem ser usados para facilitar a localização dos assuntos no futuro.

IA para criar temas

Em outra adição, o novo Chrome 121 conta com uma IA para criar temas visuais — uma possibilidade que já havia sido sinalizada antes. O recurso funciona a partir de prompts dados pelo usuário, que pode sugerir uma cor ou tema, ou através de uma imagem indicada por ele, cujos tons básicos serão usados na customização dos elementos do navegador.

As criações ficam salvas para serem utilizadas posteriormente, enquanto o Google também tem uma galeria digital de criações feitas pela própria equipe. Tais opções, também, podem ser customizadas de acordo com a vontade do usuário, servindo, segundo a empresa, como uma “inspiração” para eles.

Primeiro aos EUA

As novidades de inteligência artificial já haviam aparecido em versões Beta do Chrome, e agora estão disponíveis aos usuários na versão 121 do navegador. Ela até pode ser baixada no Brasil, mas os recursos adicionais só podem ser usados, por enquanto, por quem está nos Estados Unidos.

Em fevereiro, o Google promete lançar outro recurso bastante esperado, que vai usar a inteligência artificial generativa da companhia para ajudar as pessoas a escrever textos. A partir do Chrome, será possível preencher formulários e redigir mensagens de forma automática, a partir de tons de fala pré-definidos e com direito a sugestões de correção ou melhorias no discurso.

Fonte: CanalTech

Posts relacionados

Como usar ChatGPT, Gemini e outras IAs com segurança

27 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

4 formas que a Inteligência Artificial vai transformar a TI em 2024

8 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
'Não é bem assim': conheça os princípios da segurança digital que apps 'esquecem' em suas promessas de privacidade

A sua TV, seu smartphone e seus alto-falantes inteligentes estão espionando você?

7 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Comece o ano com uma faxina digital

5 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
facebook

Saiba por que você deve desativar o histórico de links do Facebook e como fazê-lo

2 de fevereiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Extensões de navegador perigosas

30 de janeiro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc