Please enable JS

Blog

Google vai começar a bloquear cookies de terceiros no Chrome

21 de novembro de 2023 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

O Google vai começar a bloquear cookies de terceiros no Chrome, com os testes das novas opções de privacidade marcados para começarem no início do ano que vem. A fase inicial vai contemplar 1% dos usuários do navegador e antecede uma liberação completa do recurso, que deve acontecer entre julho e setembro de 2024.

A ideia, de acordo com a empresa, é reduzir a utilização de cookies que rastreiem os hábitos dos usuários entre sites diferentes para exibição de publicidade. Segundo ela, ao mesmo tempo em que tais tecnologias ferem a privacidade das pessoas, elas também podem interferir no funcionamento de algumas soluções web, o que explica a liberação cautelosa e gradual da mudança.

Por isso, a partir de janeiro, serão iniciados os testes do que o Google chama de “soluções temporárias” para esse dilema, junto com controles mais avançados para os usuários. Eles poderão, por exemplo, abrir exceções para determinados sites e serviços caso notem problemas de funcionamento, enquanto a gigante colhe feedback antes de ampliar o alcance da mudança.

Apesar da cautela, o Google deixa claro: a ideia é que o Chrome deixe de dar suporte aos cookies de terceiros no final do ano que vem. Outros navegadores populares, como o Edge e o Firefox, já não permitem rastreamentos desse tipo por padrão, mas os usuários também podem configurar serviços e sites específicos em que o recurso é utilizado, em uma abordagem que deve se tornar padrão.

Anunciantes deverão usar Privacy Sandbox no Chrome

Não é apenas um fim, entretanto. De acordo com o Google, a mudança na forma de exibição de anúncios em seu navegador contempla o uso da Privacy Sandbox, considerada uma opção mais segura para os usuários. As APIs da ferramenta já estão disponíveis desde setembro, com o Google incentivando o uso pelos provedores de publicidade.

O que muda, na prática, é a forma como os dados são coletados. Em vez de acompanhar a navegação de forma individual, como acontece com os cookies de terceiros, a Privacy Sandbox trabalha com um sistema de perfis, que une interesses e comportamentos semelhantes. Assim, afirma o Google, anúncios direcionados ainda poderão ser exibidos, mas sem que as pessoas possam ser identificadas diretamente por seus hábitos online.

Fonte: Canal Tech

Posts relacionados

Empresa diz que mais de 100 milhões de brasileiros tiveram dados de celulares expostos

Anunciantes compartilhando seus dados com… agências de inteligência

26 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Marco Civil da Internet: o que é e quais os impactos gerados em seus 10 anos

24 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA já supera os humanos em tarefas básicas, revela relatório

22 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Meta lança assistente de IA no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger

19 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Drive recebe modo escuro oficialmente na web; saiba como ativar

18 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

YouTube age contra apps de celular que cortam anúncios

17 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc