Please enable JS

Blog

Governo vai lançar app para bloquear celular roubado

19 de dezembro de 2023 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

O governo federal vai lançar um aplicativo para bloquear rapidamente celulares roubados no Brasil. Batizado como Celular Seguro, o software será liberado nesta terça-feira (19) para Android, iOS e computadores e enviará avisos simultâneos sobre o furto ou perda de um aparelho para operadoras, bancos e serviços online.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) também faz parte do lançamento e receberá os avisos, que visam bloquear rapidamente os aparelhos roubados. A ideia é que, com um único clique, os cidadãos possam informar diferentes instituições e operadoras sobre o crime, tornando o aparelho inutilizável para os bandidos e protegendo contas bancárias e dados pessoais.

Como em outros serviços de segurança do tipo, a ideia é que o cidadão tenha o aplicativo cadastrado em diferentes dispositivos, de forma que o alerta sobre o roubo de um possa ser efetuado a partir de outro. Entretanto, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o uso do Celular Seguro não substitui a comunicação direta do usuário com bancos, operadoras de telefonia e plataformas online, muito menos o registro de ocorrências junto à autoridade policial.

Contatos de confiança também poderão ser cadastrados ao app, que terá integração com a plataforma gov.br para unificar as informações dos usuários. Além disso, segundo os termos de uso do Celular Seguro, dados como geolocalização, marca, modelo e número de série do smartphone, além do IMEI, serão coletados ao lado de informações pessoais para garantir o funcionamento do serviço.

IMEI terá bloqueio imediato

Segundo o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, aparelhos e apps de bancos serão os primeiros a serem bloqueados, já no lançamento do app Celular Seguro. Nas próximas semanas, entram novos recursos como a suspensão de linhas telefônicas, SMS e outros apps.

Instituições como Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Sicredi e Sicoob já anunciaram adesão ao sistema. Além disso, o lançamento do Celular Seguro tem o apoio da Anatel, da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e da ABR Telecom, a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações e responsável pelas operações de portabilidade de números em nosso país.

Segundo Capelli, o lançamento do app era uma das prioridades do ministro Flávio Dino e vinha sendo discutido há alguns meses. Reuniões com as entidades e agências regulatórias garantiram a viabilidade do projeto e os pontos específicos da função de bloqueio, enquanto o secretário adianta que mais empresas podem ser integradas ao sistema oficial no futuro.

Para o ministério, a iniciativa se une a outras, como operações policiais para apreensão de celulares usados em presídios e a modernização tecnológica de ramos de segurança do governo federal. O foco, aqui, está nas áreas de fronteira, em um esforço que integra a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e as Forças Armadas.

Fonte: Canal Tech

Posts relacionados

Empresa diz que mais de 100 milhões de brasileiros tiveram dados de celulares expostos

Anunciantes compartilhando seus dados com… agências de inteligência

26 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Marco Civil da Internet: o que é e quais os impactos gerados em seus 10 anos

24 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA já supera os humanos em tarefas básicas, revela relatório

22 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Meta lança assistente de IA no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger

19 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Drive recebe modo escuro oficialmente na web; saiba como ativar

18 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

YouTube age contra apps de celular que cortam anúncios

17 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc