Please enable JS

Blog

inteligencia artificial - ia

Microsoft segue Google e propõe regulamentação da inteligência artificial

24 de janeiro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse nesta quinta-feira (23), durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que a regulamentação do uso e das aplicações de inteligência artificial “é crucial”. A fala do executivo segue o mesmo tom daquilo que foi dito por Sundar Pichai, CEO do Google, nesta semana.

Durante uma conversa com o presidente e fundador do Fórum, Klaus Scwab, Nadella alertou sobre o risco de deixar o enorme poder que a inteligência artificial dá às máquinas, e aos homens que as comandam, sem controle. Segundo o executivo, os envolvidos não podem abdicar de suas responsabilidades.

Uma das críticas que as ferramentas que utilizam inteligência artificial mais recebem é ao preconceito que mostram: devido ao viés dos técnicos, os equipamentos podem demonstrar preconceitos como de raça e gênero. Para Nadella, isso pode ser evitado promovendo a diversidade.

O executivo também se referiu à “dignidade dos dados” que as grandes empresas controlam e os dados dos consumidores que eles são capazes de controlar a todo momento. A preocupação de Nadella não é apenas pelo que esses dados representam, mas sim pelo uso deles por parte das empresas.

Ainda de acordo com Nadella, a privacidade dos dados “deve ser vista como um direito humano”, para que os usuários da internet se sintam seguros, apontando a Regulação Geral de Proteção de Dados (GDPR) da Europa como referência para a regulamentação global.

Com a Microsoft, outras gigantes de tecnologia, como Apple e IBM, pediram aos Estados Unidos a adoção de padrões estabelecidos na União Europeia, que colocam mais poder nas mãos dos cidadãos que desejam controlar o uso de seus dados por terceiros e resolver questões de privacidade.

“Precisamos de normas globais para garantir a confiança na tecnologia”, disse Nadella. “Em alguns sentidos, a Europa assumiu a liderança com o GDPR e até o regulou efetivamente. No nosso caso, adotamos esse regulamento e, na verdade, esperamos ver mais de um padrão federal nos Estados Unidos e em todo o mundo”.

Fonte: Olhar Digital

Posts relacionados

Empresa diz que mais de 100 milhões de brasileiros tiveram dados de celulares expostos

Anunciantes compartilhando seus dados com… agências de inteligência

26 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Marco Civil da Internet: o que é e quais os impactos gerados em seus 10 anos

24 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA já supera os humanos em tarefas básicas, revela relatório

22 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Meta lança assistente de IA no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger

19 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Drive recebe modo escuro oficialmente na web; saiba como ativar

18 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

YouTube age contra apps de celular que cortam anúncios

17 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc