Please enable JS

Blog

pendrive

O que pode acontece se eu remover um pendrive sem segurança?

15 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Muita gente já passou pela seguinte situação: o trabalho está pronto, os arquivos já foram transferidos, e tudo o que resta é retirar o pendrive e guardá-lo no bolso, na mochila ou na gaveta. Porém, muitas vezes uma etapa é ignorada: a de ejetar o dispositivo com segurança no Windows. A função está disponível em diferentes sistemas operacionais basicamente desde a popularização dos computadores, mas depois de todos esses anos, será que ainda é necessário ejetar pendrives e outros dispositivos antes de retirá-los da porta USB? 

A resposta correta depende muito do dispositivo que será retirado, assim como de qual sistema operacional se trata. Porém, no caso padrão de um pendrive retirado de um computador/notebook com Windows, provavelmente não é necessário tomar esse cuidado — ainda que seja recomendado.

O que é o Quick Removal

Antes da implantação do Quick Removal, a configuração padrão do Windows para dispositivos externos era a de continuar escrevendo dados de forma contínua. Essas informações não são necessariamente arquivos, mas sim metadados — como por exemplo, datas de adição e modificação de arquivos, ou mesmo outros arquivos em cache. Ou seja, a comunicação com o Windows permanece constante, mesmo que nenhum arquivo esteja sendo transferido e aparentemente nada esteja acontecendo.

O Quick Removal corta essa comunicação, e permite que teoricamente seja seguro retirar o dispositivo externo a qualquer momento — a não ser, claro, que algum arquivo esteja efetivamente em processo de transferência. Essa função já é ativada por padrão desde a atualização de outubro de 2018 do Windows 10.

Mas se o Quick Removal traz mais segurança para a retirada de dispositivos externos, por que ele não foi implementado décadas atrás?

A transferência constante de metadados — que o Quick Removal corta — causa uma melhora geral no desempenho, especialmente na abertura de arquivos e pastas armazenadas em pendrives. Acontece que os últimos anos proporcionaram uma melhoria tão grande na velocidade de leitura e escrita dos componentes de armazenamento que simplesmente deixou de fazer diferença — ou pelo menos uma diferença perceptível na experiência do usuário comum.

É obrigatório remover o pendrive com segurança?

O fato de que você não está mexendo nos arquivos não significa que nenhum programa esteja. É muito comum que, por exemplo, o antivírus faça um escaneamento de todos os dados novos que aparecem em seu dispositivo, o que várias vezes acontece de forma discreta e sem a percepção do usuário. Porém, geralmente esses programas não têm a capacidade de causar grandes problemas no caso de desligamentos repentinos. Mesmo assim, essa é a principal razão pela qual é recomendado ejetar com segurança, mas não necessariamente obrigatório.

Uma outra situação envolve os HDs externos. Como eles funcionam com mídia física, a transmissão e escrita de dados acontece de forma bem mais lenta, portanto, ainda podem estar executando alguma função “invisível” um bom tempo depois de a janela de transferência de arquivos sumir da sua tela.

Caso o Quick Removal esteja desabilitado, as transferências de metadados serão interrompidas abruptamente, e os dados podem ser corrompidos. Ou pior, a ação pode causar danos irreversíveis no hardware do armazenamento. Portanto, é sempre bom garantir a ejeção segura e evitar grandes dores de cabeça.

Fonte: Canaltech

Posts relacionados

Banco Central da China declara ilegais todas as transações com criptomoedas

Banco Central da China declara ilegais todas as transações com criptomoedas

27 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Pesquisa Empresas e LGPD: resultados apontam cenários, desafios e caminhos

24 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
segurança dados

Quase metade das empresas têm bancos de dados vulneráveis

23 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Meet vai ajustar automaticamente a iluminação da sua câmera durante reuniões

22 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
whatsapp

5 funções do WhatsApp que ajudam a economizar a memória do celular

21 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Qr code

QR Code: facilidade ou perigo?

20 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc