Please enable JS

Blog

Segurança de dados corporativa: confira 5 dicas valiosas

Segurança de dados corporativa: confira 5 dicas valiosas

7 de janeiro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

O acesso a informações empresariais é um assunto muito delicado. A razão de tamanho cuidado deve-se ao fato de que se trata de temas estratégicos para a organização em questão. Nesse sentido, a segurança de dados corporativa torna-se um aspecto cada vez mais importante dentro do mundo organizacional integrado pela internet.

É por isso que preparamos para você este artigo recheado com considerações importantes a respeito desse tema. Nele, você encontrará informações valiosas sobre a importância da segurança digital e o conceito relacionado. A “cereja do bolo” virá na forma de dicas para implementar um eficiente controle de acesso. Não perca e avance na leitura!

Qual é a importância da cibersegurança?

Cada vez mais, as informações se concentram em meios virtuais. Isso ocorre em todos os níveis, seja no que diz respeito a algum tipo de entretenimento digital, seja a informações altamente confidenciais de organizações mundiais. Seja como for, a concentração de informações na nuvem alcança índices elevados.

Nesse sentido, infelizmente, os crimes nessa esfera também ocorrem de forma bastante frequente. Como os dados são o novo petróleo, os hackers promovem ataques às informações com a intenção de conseguir pagamento de resgate pelas informações valiosas de governos e empresas.

Como o movimento rumo à virtualização de todo tipo de informação é inevitável, torna-se necessário zelar pela segurança desses dados. O prejuízo causado por uma eventual invasão pode ser tal que existe a clara possibilidade de levar uma organização à falência.

Não é somente isso: governos do mundo todo estão cada vez mais propensos a ataques virtuais. Com o sucesso desses criminosos, os dados sensíveis de milhões de contribuintes podem ser expostos. Além disso, a segurança cibernética é a preocupação do mundo moderno, tanto do setor privado quanto do público.

O que é a segurança de dados corporativa?

Os dados corporativos costumam ter elevada importância. Em outras palavras, a razão para isso é a possibilidade de concentrar informações sensíveis de clientes ou planejamentos estratégicos que visem à expansão e continuidade dos negócios.

Dessa forma, a segurança de dados corporativa é toda ação que tem como objetivo manter os segredos ou o banco de dados de um negócio de forma inacessível a quem não estiver autorizado a tal. Essas ações precisam ser pautadas em três pilares fundamentais. Veremos todos a seguir.

Integridade

Esse aspecto diz respeito ao fato de que qualquer informação não sofrerá alterações enquanto estiver sendo utilizada. Ou seja, a informação se manterá íntegra durante todo o seu ciclo de vida.

O controle de mudanças na informação deve ser implementado para que esse atributo tenha efeito. Portanto, a origem da informação, bem como sua manutenção e destruição, deve obedecer a protocolos rígidos. Dessa forma, garante-se que o dado não será corrompido.

Confidencialidade

Essa característica regula quem tem acesso a determinado tipo de informação. É o que chamamos de controle de acesso. Apenas pessoas com a devida autorização podem acessar um conjunto de informações específico. Dessa forma, garante-se que os dados não serão vazados a quem não deve ter acesso a eles.

Disponibilidade

A propriedade da disponibilidade visa a garantir que as informações estarão disponíveis a todas as pessoas que tiverem permissão para acessá-las. Trata-se de implantar soluções que permitirão, por exemplo, que um executivo em viagem possa visualizar os dados de que precisa.

Quais são as 5 dicas para manter a segurança de dados corporativa?

Provavelmente, você já entendeu o quanto é necessário resguardar os dados de uma companhia. Agora chegou a hora da parte prática. Acompanhe as dicas que separamos para ajudar você.

Criptografe os dados

A criptografia é um tipo de barreira lógica que submete os dados trafegados a chaves de codificação e decodificação. Elas são utilizadas no emissor e receptor das mensagens, de modo que, mesmo que sejam interceptadas no meio do caminho, somente podem ser lidas pelos usuários legalmente envolvidos.

Utilize uma virtual private network

Também conhecida apenas pela sigla VPN, a rede virtual privada é um canal privativo de dados que aumenta consideravelmente o acesso às informações. Depois de configurada, ela precisa ser habilitada. A partir daí, as fontes de informação só fornecem os dados para quem estiver devidamente autenticado nessa rede.

Use as assinaturas digitais

Essa medida reforça ainda mais o conceito de autenticidade na organização. Por meio de tokens, os funcionários podem validar (até mesmo juridicamente) a sua assinatura em determinado documento. Isso garante que quem realmente atestou algum documento foi a pessoa a quem de direito era a obrigação.

Implemente o controle de acesso

Esta é uma iniciativa muito boa porque pode combinar barreiras físicas e lógicas em simultâneo. Trata-se de efetuar o acesso a espaços restritos apenas com identificação eletrônica ou, até mesmo, biométrica. Isso garante que apenas funcionários devidamente autorizados adentrem salas especiais, como data centers.

Oriente os colaboradores

De nada adianta implementar controle de segurança de dados dos mais variados possíveis, se o time não entende a sua finalidade. Portanto, é medida essencial trabalhar a conscientização da equipe sobre as normas e políticas internas a respeito da segurança dos dados.

Dessa forma, convém criar campanhas educativas sobre o assunto.Como por exemplo, enviar informações por e-mail, como infográficos, eventos, palestras e webinars. A intenção deve ser conscientizar todos sobre a frequência e os riscos das invasões cibernéticas. Departamentos como marketing e RH devem ser envolvidos.

Quais são os riscos de não seguir essas recomendações?

O principal deles, logicamente, é sofrer uma invasão. Com isso, dados de clientes podem ser roubados e informações estratégicas da companhia, vazar. A depender do nível gerencial dessas informações, o negócio pode, certamente, ir à falência. Ou seja, o risco é máximo, e vem daí a grande necessidade de preocupação com o tema.

Percebeu a importância de resguardar dados corporativos?

Fonte: Techtudo

Posts relacionados

abc