Please enable JS

Blog

Solução EDR e XDR: qual a melhor para a segurança de dados da empresa?

Solução EDR e XDR: qual a melhor para a segurança de dados da empresa?

6 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Já se foi o tempo em que firewalls simples e software antivírus eram medidas suficientes para garantir a segurança de dados das empresas. Hoje, os cibercriminosos utilizam métodos cada vez mais sofisticados e, como tal, os líderes empresariais precisam responder com ferramentas e estratégias que estejam à altura dessas novas ameaças.

Sem isso, sua organização não pode se defender contra ações de violação de dados, tornando-se um alvo irresistível para os cibercriminosos.

Uma pesquisa global realizada pela EY em 2020 revelou que 59% das organizações entrevistadas experimentaram problemas significativos com segurança de dados recentemente.

Além desses incidentes de segurança causarem problemas operacionais, perdas financeiras e descredibilização da marca, em caso de vazamentos de dados pessoais, sua empresa ainda pode ter complicações legais, como base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Nesse cenário, soluções como Endpoint Detection and Response (EDR) e Extended Detection and Response (XDR) são ferramentas que devem ser consideradas em sua estratégia de cibersegurança.

A seguir, você pode conhecer cada uma dessas soluções em maiores detalhes e, assim, ter mais embasamento para decidir qual delas é melhor para a segurança de dados da sua empresa. Confira!

O que é uma solução EDR?

Endpoint Detection and Response (EDR), em tradução literal, significa  detecção e resposta de endpoint.

A própria nomenclatura dessa solução apresenta elementos importantes para entender seu funcionamento. O primeiro deles é o “endpoint”, que revela o escopo de atuação do EDR. Ou seja, essa solução está focada na detecção e resposta de ameaças no ambiente de endpoint.

Em segundo lugar, é importante atentar-se aos termos “detecção e resposta”. Esses são dois elementos da estrutura de segurança de dados, composta por prever, prevenir, detectar e responder.

No entanto, o EDR possui diferenciais que tornam essa solução ideal para estratégias de segurança modernas e eficazes.

A segurança de endpoint tradicional é reativa e detecta ameaças potenciais combinando assinaturas conhecidas e padrões de ataque.

O EDR, por outro lado, é preditivo e se concentra na identificação de ameaças persistentes avançadas (APT) e malwares nunca antes vistos que são projetados para escapar das ferramentas de proteção tradicionais.

Benefícios da solução EDR

As soluções de EDR registram e armazenam consultas, comportamentos e eventos de segurança, permitindo que as equipes de TI detectem e analisem atividades suspeitas ao longo do tempo.

Em caso de violação ou detecção, o EDR conterá o malware isolando-o e compreenderá seu comportamento decompondo o arquivo malicioso em um ambiente seguro.

O EDR também ajuda a conduzir uma ampla análise da causa raiz e a uma resposta mais rápida a incidentes.

Casos de uso

Soluções EDR podem ser usadas, por exemplo, para identificar dispositivos que apresentam vulnerabilidades conhecidas, serviços desconhecidos ou extensões de navegadores não autorizadas, programas suspeitos em execução, processos que estão tentando estabelecer uma conexão em rede por meio de portas não regulares, etc.

Você também pode utilizar essa solução para identificar causas de lentidão em máquinas, exibir processos que tiveram arquivos ou chaves de registro recém-modificados e muito mais.

O que é uma solução XDR?

A grande diferença entre uma solução EDR e uma XDR está no escopo. Na verdade, a diferença reside em apenas uma letra: o E (Endpoint) dá lugar ao X (Extended).

Isso significa que, enquanto o EDR coleta e correlaciona atividades em vários endpoints, o XDR amplia o escopo de detecção além dos terminais e analisa dados em redes, servidores, cargas de trabalho em nuvem, SIEM e muito mais.

Benefícios da solução XDR

As soluções XDR possuem integrações prontas para uso e mecanismos de detecção pré-ajustados em vários produtos e plataformas diferentes. Isso ajuda a melhorar a produtividade, a detecção de ameaças e a perícia.

O XDR analisa milhares de registros de informações, aproveitando o poder da inteligência artificial, aprendizado de máquina e automação para garantir a segurança de dados.

Além disso, essa solução fornece alertas precisos e ricos em contexto para as equipes de segurança atuarem de forma mais precisa.

Em resumo, o XDR é capaz de agregar e correlacionar telemetria de muitos controles de segurança para proteger dados, sistemas e redes de forma mais holística.

Casos de uso

O XDR pode ser utilizado, por exemplo, para identificar dispositivos não gerenciados, convidados e IoT, causas de lentidão na rede, aplicativos que estão consumindo muitos recursos, seja de banda ou processamento, etc.

Essa solução também pode ajudá-lo em atividades de auditoria, possibilitando, por exemplo, que retroceda 30 dias e verifique atividades incomuns em um dispositivo que foi perdido ou destruído.

Você também pode reforçar a segurança de dados da sua empresa utilizando recursos de detecções ATP e IPS para investigar hosts suspeitos. Ou ainda comparar informações de cabeçalho de e-mail, SHAs, etc. para identificar o tráfego a um domínio mal-intencionado.

EDR ou XDR: qual a melhor solução para garantir a segurança de dados?

Como você pode ver, tanto o EDR como o XDR são soluções eficazes para garantir a proteção de dados das empresas.

De fato, elas são capazes de ajudar a sua organização a identificar vulnerabilidades, causas de lentidão de equipamentos e da rede, softwares indesejados, requisições e comportamentos suspeitos de aplicativos e muito mais.

Basicamente, suas diferenças principais concentram-se no escopo, sendo o EDR focado nos endpoints e o XDR muito mais abrangente.

Isso não significa, entretanto, que o XDR é melhor para sua empresa. De fato, a escolha entre um ou outro depende da sua infraestrutura de segurança e de quais lacunas precisam ser preenchidas para elevar seu nível de proteção.

Em muitos casos, pode ser interessante, inclusive, mesclar as duas soluções para obter uma abordagem muito mais completa e eficaz.

Portanto, para saber qual a abordagem capaz de melhorar a segurança de dados da sua empresa, a melhor alternativa é contar com a opinião de especialistas, que possam avaliar a sua infraestrutura, as ferramentas já utilizadas e, assim, identificar suas reais necessidades.

Fonte: Portnet

Posts relacionados

Banco Central da China declara ilegais todas as transações com criptomoedas

Banco Central da China declara ilegais todas as transações com criptomoedas

27 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Pesquisa Empresas e LGPD: resultados apontam cenários, desafios e caminhos

24 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
segurança dados

Quase metade das empresas têm bancos de dados vulneráveis

23 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Meet vai ajustar automaticamente a iluminação da sua câmera durante reuniões

22 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
whatsapp

5 funções do WhatsApp que ajudam a economizar a memória do celular

21 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Qr code

QR Code: facilidade ou perigo?

20 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc