Please enable JS

Blog

Tendências em segurança, otimização e automatização na nuvem

27 de dezembro de 2023 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Durante o evento CloudOps Summit by RealCloud, em 5 de dezembro, o Canaltech conferiu as novidades e tendências em segurança, otimização e automatização na nuvem. Os destaques foram as novas ferramentas de otimização de desempenho, segurança e gerenciamento de custos apresentadas.

O evento contou com a participação da RealCloud, Amazon (AWS), Intel, NetApp, FireFly e Upwind, que mostraram as novidades de tecnologias na nuvem. Além disso, representantes da Neon, Riachuelo e Semantix comentaram suas ações em CloudOps. Veja as principais tendências:

Intel Granulate

Um dos grandes anúncios do CloudOps Summit foi o de que a Intel adquiriu a Granulate, uma tecnologia que permite otimizar o desempenho na nuvem sem alterar os códigos originais. Essa tecnologia faz uma otimização contínua e em qualquer escala de processamentos nativos em nuvem ou híbridos, gerando até 30% de redução de custos.

Essa otimização acontece em diversas escalas, seja para otimizar a performance em Big Data, processamento de dados ou tecnologias próprias com aplicações no Kubernetes, ECS, ACS, containers e Monolith. Diversas linguagens já estão disponíveis e novidades chegam com atualizações.

Segurança contínua com Upwind

A RealCloud revelou a chegada da Upwind ao Brasil, uma tecnologia de segurança que fortifica as estruturas do seu serviço na nuvem. Com o uso de inteligência artificial, o serviço consegue identificar falhas de segurança em diversas camadas, além de ressaltar os itens mais críticos que necessitam de reparo.

O grande diferencial dessa tecnologia é que suas análises são feitas em tempo real e facilitam na redução do tempo para corrigir a vulnerabilidade. Além disso, há um log completo com todas as informações relevantes, tornando ainda mais fácil a comunicação da fonte do erro ao time responsável.

A importância do FinOps

FinOps foi outro tema muito abordado durante o CloudOps Summit, ainda mais com a importância de um bom gerenciamento de gastos e recursos em nuvem para otimizar o custo da operação, desativando serviços não usados. Representantes das empresas Neon, Riachuelo e Semantix citaram suas ações no evento, ressaltando a redução de custos gerada por períodos.

O Spot by NetApp foi uma das soluções apresentadas para ajudar no FinOps. A suíte conta com várias ferramentas, sendo uma delas a “Cost Intelligence”, que auxilia no cálculo de custos de cada serviço usado na nuvem de sua empresa. Além disso, é possível desativar rapidamente e ver todos os recursos em um único local – auxiliando muito no gerenciamento rápido e eficiente.

Infraestrutura como Código

Usar Infraestrutura como Código (IaC) é uma opção para profissionais que buscam ter todo o gerenciamento em um único local na nuvem. O Firefly é um exemplo que foi demonstrado durante o evento. Ele mostra todos os recursos da sua nuvem, o estado de cada um e também auxilia nas correções de drifts, codificação na nuvem e usa inteligência artificial para auxiliar na política de uso.

O Firefly também auxilia no gerenciamento multicloud, situação em que mais de um provedor de nuvem é usado na empresa. Todos os provedores são mostrados na tela inicial, facilitando identificar e mensurar os gastos e usos de cada um.

AWS e o próximo passo com a inteligência artificial

A Amazon já tinha revelado muitos detalhes durante o AWS re:Invent 2023, que aconteceu entre 27 de novembro e 1 de dezembro. No entanto, Rodrigo Bessa, Diretor da AWS no Brasil, destacou o compromisso do AWS em otimizar os serviços e atender as necessidades dos clientes usando inteligência artificial e machine learning para tornar o processo cada vez mais prático e acessível.

O exemplo é que todos os serviços mencionados e presentes no evento estão disponíveis no AWS, inclusive com opção on-demand, em que a empresa apenas pagará pelo uso do serviço – tema muito citado durante as apresentações de FinOps na CloudOps Summit by RealCloud.

Fonte: Canal Tech

Posts relacionados

Empresa diz que mais de 100 milhões de brasileiros tiveram dados de celulares expostos

Anunciantes compartilhando seus dados com… agências de inteligência

26 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Marco Civil da Internet: o que é e quais os impactos gerados em seus 10 anos

24 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA já supera os humanos em tarefas básicas, revela relatório

22 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Meta lança assistente de IA no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger

19 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Drive recebe modo escuro oficialmente na web; saiba como ativar

18 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

YouTube age contra apps de celular que cortam anúncios

17 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc