Please enable JS

Blog

Windows 11 está levando atualizações mesmo a PCs sem suporte da Microsoft

18 de outubro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Quando o Windows 11 foi anunciado, muita gente teve uma surpresa desagradável: o sistema operacional não é compatível com PCs antigos. Depois de um tempo, a Microsoft decidiu liberar o Windows 11 para máquinas que não atendem aos requisitos mínimos, mas alertou que elas não receberiam atualizações automáticas. Bom, pelo menos por enquanto, elas estão recebendo, sim.

Os tais requisitos mínimos incluem um processador lançado a partir de 2017 e o módulo de segurança TPM (Trusted Platform Module). Originalmente, computadores que não correspondiam a essas exigências teriam que continuar com o Windows 10, que tem suporte assegurado até 2025.

Se por conta do volume de reclamações ou não, o fato é que a Microsoft flexibilizou essas exigências, mas com duas ressalvas: a instalação do Windows 11 em um computador que não atende aos requisitos deve ser feita a partir de uma imagem ISO (instalação limpa); o computador não receberá atualizações via Windows Update.

Esta é a semana do Patch Tuesday, quando a Microsoft libera updates para os seus softwares. Para a surpresa de muitos usuários que instalaram o Windows 11 nas mencionadas condições, o sistema operacional também recebeu as atualizações, a despeito do alerta de que isso poderia não acontecer.

Surpresa até certo ponto. O XDA Developers aponta que a explicação mais plausível para a liberação dos updates é o fato de a Microsoft ter apenas um canal de atualização para o Windows 11, ou seja, não há um fluxo direcionado exclusivamente para PCs totalmente compatíveis e outro, à parte, para computadores que não correspondem aos requisitos.

Por outro lado, isso não quer dizer, necessariamente, que a Microsoft continuará liberando updates para máquinas que não atendem às exigências de hardware. As páginas de ajuda do Windows 11 continuam informando que a instalação nessas condições não é recomendada e que as atualizações não estão garantidas:

Seu dispositivo pode não funcionar corretamente devido a problemas de compatibilidade e outros. Dispositivos que não atendem aos requisitos do sistema [Windows 11] não terão atualizações garantidas, incluindo, mas não se limitando a updates de segurança.

De modo geral, o que a Microsoft está enfatizando com esses avisos é que é possível instalar o Windows 11 em um computador que não atende aos requisitos mínimos do sistema operacional, mas que o usuário deve estar ciente dos riscos de incompatibilidade ou de qualquer outro problema oriundo dessa instalação.

O Windows 11 chegou, mas há relatos de problemas

A versão final do Windows 11 foi liberada publicamente em 4 de outubro (um dia antes da data prevista), mas, apesar de todos os testes feitos antes do lançamento oficial, problemas importantes vêm sendo relatados.

Já sabemos, por exemplo, que PCs com processador AMD Ryzen podem enfrentar uma diminuição do desempenho com o Windows 11.

Além disso, a Microsoft admitiu recentemente a existência de um erro que impede determinadas máquinas de serem atualizadas para a nova versão do sistema.

Felizmente, ambos os problemas devem ser corrigidos em breve.

Fonte: Tecnoblog

Posts relacionados

Phishing disfarçado de spam

6 de dezembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Celular reiniciando sozinho? Veja 5 soluções possíveis para o problema

2 de dezembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

RH está preparado para a Lei de Proteção de Dados?

1 de dezembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
PIX não foi pensado para substituir TED e DOC, diz presidente do BC

Pix Saque e Pix Troco são regulamentados e começam a valer na segunda (29)

30 de novembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

A falta de bons hábitos digitais pode inviabilizar um novo negócio

29 de novembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Proxyware: dor de cabeça para empresas

26 de novembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc