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YouTube Shorts, rival do TikTok, estreou no Brasil nesta segunda

YouTube Shorts, rival do TikTok, estreou no Brasil nesta segunda

8 de junho de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Plataforma iniciou testes de vídeos curtos em setembro de 2020, na Índia. Conteúdos de até 60 segundos podem ser gravados diretos do app.

O YouTube anunciou nesta segunda-feira (7) o lançamento da opção Shorts, com proposta parecida com a do TikTok e do Reels, do Instagram, no Brasil.

A plataforma permite vídeos na vertical de até 60 segundos, e eles podem ser gravados e editados direto do aplicativo para celular.

Os conteúdos também podem usar trechos de música, em um formato mais curto, de até 15 segundos.

O recurso estará disponível para cerca de 25% dos usuários nos primeiros dias. Nas próximas semanas, ele deverá ser liberado para todos.

Todd Sherman, gerente de produto do Shorts, disse que a intenção da companhia com a novidade é “preencher pequenos momentos da vida” com os vídeos curtos.

O YouTube vinha testando o Shorts desde setembro passado, quando liberou o recurso na Índia. Alguns criadores ganharam acesso antecipado à ferramenta e muitos usuários já podiam navegar por esses conteúdos.

Com o lançamento no Brasil, o Shorts ganhará mais espaço no aplicativo do YouTube. Na página inicial, haverá uma “prateleira” que irá destacar alguns dos vídeos curtos.

Eles também vão aparecer entre os vídeos relacionados e terão uma aba dedicada, que possui uma experiência de navegação muito similar ao TikTok com uma rolagem infinita.

O YouTube vai permitir que as pessoas façam remixes e colagens com áudios de vídeos tradicionais, que já estão na plataforma e possuem mais de 60 segundos. A companhia aposta que esse será um de seus diferenciais para a concorrência.

A intenção é que, futuramente, os usuários possam fazer colagens com as imagens dos vídeos e não somente com o áudio. Os criadores dos conteúdos originais poderão decidir se permitem essas montagens ou não.

A novidade não contará com anúncios publicitários no início, mas a plataforma planeja estudar formatos de anúncios e maneiras de remunerar os parceiros.

Fonte: G1

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